Mestrando da Feevale é contemplado com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program | Universidade Feevale

Mestrando da Feevale é contemplado com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program

08/12/2020 - Atualizado 09/12/2020 08h51min

Tiago Fioravante fará período de pesquisa na Brock University, no Canadá

tiago Foto: Alissom Brum

O mestrando do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Tiago Fioravante (foto), foi contemplado, pelo Governo do Canadá, com uma bolsa para participar do Emerging Leaders in the Americas Program (Elap). Em janeiro de 2021, o pesquisador iniciará um semestre letivo como Visiting Research Student na Brock University, no Canadá. O Elap é destinado a jovens líderes da América Latina e tem como propósito fomentar o desenvolvimento de capital humano da próxima geração de líderes, enquanto fortalece as ligações entre instituições de pesquisa do Canadá e América Latina.

Fioravante é integrante do grupo de pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), sob orientação de Saraí Schmidt, professora dos cursos de Comunicação da Universidade Feevale. O pesquisador estará inserido no Department of Child & Youth Studies, da universidade canadense, sob orientação da pesquisadora Hannah Dyer. "Estou muito contente em ter sido selecionado dentro deste programa de incentivo a novos líderes das Américas. Esta será uma oportunidade singular de poder compartilhar um pouco sobre minha pesquisa que está sendo realizada no Brasil, com pesquisadores canadenses e, também, em ser supervisionado pela Hannah Dyer, que é uma referência na minha área de estudo", afirma.

Para Saraí, a experiência será uma oportunidade de avançar ainda mais no processo de internacionalização da Feevale.

É muito gratificante ver um acadêmico que fez a graduação na Instituição, e que está desenvolvendo agora o mestrado, conquistar esse reconhecimento. Foi uma seleção rigorosa com acadêmicos de vários países. Destaco a disciplina do Tiago, que tem se revelado um pesquisador muito comprometido e, inclusive durante a pandemia, desenvolveu uma etapa da sua pesquisa com a formação de professores da rede pública”, ressalta.

A pesquisa de Tiago, intitulada Monstruosidades Inocentes: a (des)colonização do corpo kuir/queer infantil nas narrativas jornalísticas e literárias, teve início ainda na graduação. Sua dissertação de mestrado foi um desdobramento do trabalho iniciado na monografia, também realizada na Feevale. O objetivo principal do pesquisador é analisar como as representações culturais sobre meninos afeminados, meninas masculinizadas e crianças transgênero e intersexo contribuem nos processos de inclusão e exclusão escolar.

Intercâmbio virtual

Em outubro, o mestrando em Indústria Criativa da Feevale, Cristiano Zanin, orientado pela professora Vanessa Valiati, também foi selecionado pelo governo canadense para participar do Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), na Concordia University, em Montreal, no Canadá. Em razão da pandemia da Covid-19, Zanin não pôde realizar o intercâmbio, visto que a instituição está com a entrada fechada para o recebimento de intercambistas até o final do primeiro semestre de 2021. Contudo, Cristiano fará um intercâmbio virtual, cursando aulas da Concordia University, de forma on-line e gratuita, por ter sido um dos selecionados.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.