O curso de Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas é vinculado à área de Farmácia da CAPES e desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas relacionados a interação entre substâncias químicas e diferentes organismos, em variados contextos.
Área de concentração: Toxicologia e Análises Toxicológicas
O eixo central do Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas está na investigação dos efeitos adversos decorrentes da interação entre os seres vivos e produtos de origem natural e sintética. Nesse contexto e considerando os múltiplos aspectos biológicos envolvidos na pesquisa toxicológica, o curso tem como foco particular o estudo dos mecanismos e efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos, bem como a identificação, caracterização e prevenção de danos aos seres humanos decorrentes da interação com substâncias químicas diversas.
Objetivos
- Formar profissionais de elevada qualificação para a docência e a pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, dando ênfase à articulação com instituições de saúde e empresas da região.
- Capacitar recursos humanos nas diversas áreas da Toxicologia e das Análises Toxicológicas para atuar na identificação e resolução de problemas relacionados ao uso seguro de substâncias químicas.
- Aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de ação e os efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos e seus modelos de estudo, bem como sobre a avaliação e a caracterização da exposição humana a substâncias químicas e às estratégias laboratoriais para seu estudo.
- Produzir conhecimentos na área de Toxicologia e Análises Toxicológicas que contribuam para a inovação tecnológica, o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde.
Público-alvo
Graduados em Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Química, Medicina, Medicina Veterinária e áreas afins.
Áreas de Atuação e Perfil Profissional
O egresso do curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas deverá estar capacitado para:
- Desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, interagindo com outras áreas de conhecimento;
- Atuar no ambiente acadêmico e profissional como promotor do processo de geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas;
- Avaliar diferentes aspectos relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, em seus aspectos biológicos e analíticos, particularmente quanto a sua identificação e caracterização, contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida da população.
- Empregar o conhecimento científico para solucionar problemas relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, particularmente a saúde humana.
Processo Seletivo
Calendário do processo seletivo para ingresso em 2025/01
Inscrições para processo seletivo e editais de bolsas | 21/10 (segunda-feira) a 18/11 (segunda-feira), até às 22h00 |
Divulgação dos resultados da 1ª etapa | 02/12 (segunda-feira), até às 18h |
Entrevistas individuais (2ª etapa) | 04 a 06/12 e 09/12 (quarta a sexta-feira e segunda-feira) |
Divulgação dos resultados preliminares do processo seletivo | 11/12 (quarta-feira), até às 18h |
Período de recurso aos resultados do processo seletivo | 12/12 (quinta-feira), até às 22h |
Divulgação dos resultados finais da seleção de Bolsas | 16/12 (segunda-feira), até às 18h |
Matrículas | 06/01 a 31/01/25 (segunda a sexta-feira) |
*Cronograma sujeito a alteração.
Histórico
A demanda por profissionais e pesquisadores de elevada especialização na área da toxicologia, a preocupação e o interesse em investir na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, associada a existência de recursos humanos e materiais de elevada qualificação na área da toxicologia e das análises toxicológicas na Universidade Feevale, levaram à proposição de um curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas, cuja proposta foi submetida à avaliação da CAPES no ano de 2015. A recomendação do curso deu-se na 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, ocorrida em dezembro de 2015. O primeiro processo seletivo do curso aconteceu em janeiro de 2016 e as atividades letivas iniciaram em março de 2016.
A Universidade Feevale possui uma trajetória consolidada na área de toxicologia, tendo promovido, nos últimos anos, numerosos eventos científicos, workshops e palestras com pesquisadores internacionais de referência na área da toxicologia e das análises toxicológicas, provenientes de centros de referência internacionais. Além disso, desde 2008, o Laboratório de Análises Toxicológicas da Universidade é provedor de serviços especializados à comunidade regional e nacional, tendo sido responsável pela determinação de cianeto em amostras provenientes das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013, e tem prestado serviços de monitoramento terapêutico de agentes imunossupressores e anti-infecciosos e análises toxicológicas especializadas para diversos centros médicos e forenses do estado do Rio Grande do Sul e de outros centros do Brasil e exterior.
Comissão de coordenação
Coordenadora: Marina Venzon Antunes.
Coordenadora Substituta: Andresa Heemann Betti.
Representante docente (titular): Cristiane Bastos de Mattos.
Representante docente (titular): Simone Gasparin Verza.
Representante docente (suplente): Ana Luiza Ziulkoski.
Representante docente (suplente): Magda Susana Perassolo.
Comissão de Autoavaliação
Representantes docentes: Marina Venzon Antunes, Rafael Linden e Gunther Gehlen.
Representante discente: Carla Miriane Da Silva Augustin.
Representante egresso: Júlia Gabriele de Jesus Ferreira.
Representante externo: Letícia Cruz (UFSM).