Mestrado Profissional em Indústria Criativa | Universidade Feevale

Sobre o curso

A indústria criativa caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e habilidades de gestão. Busca, assim, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo. Em seu conjunto de atividades, abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.
Hub One Porto Alegre

Novidade: Mestrado em Indústria Criativa chega em Porto Alegre.

O Mestrado Profissional em Indústria Criativa, primeiro mestrado da área a ser reconhecido pelo CAPES no Brasil, chega ao Hub One de Porto Alegre

As aulas ocorrerão à tarde dentro do Hub One – espaço projetado para fomento de ideias inovadoras e criativas (em Novo Hamburgo serão à noite), com uma redução de encontros teóricos e com o aumento de encontros práticos, visando a aplicação em carreiras nacionais e internacionais.

Através de aulas teóricas e práticas, alinhadas à inovação e ao progresso da criatividade, o mestrado tem o caráter interdisciplinar que oferece suporte para o desenvolvimento de conhecimentos em gestão e planejamento – a fim de colocar em prática as diversas melhorias nos processos do mundo atual.


Inscrições: Inscrições abertas em fluxo contínuo.

Área de concentração: Indústria Criativa

A área propõe investigar, sob uma perspectiva interdisciplinar, a concepção, a constituição, a organização e a operacionalização da indústria criativa, à luz de diferentes alternativas de arranjo de recursos organizacionais, com base na inovação de produtos e processos. Fundamentada no desenvolvimento de competências específicas, a indústria criativa usa a criatividade e o capital intelectual como função primária para atender novos tipos de necessidades, em termos de oferta de produtos e serviços que a sociedade contemporânea tem demandado. O conjunto de atividades que compreende a indústria criativa abrange diversos campos de investigação, incluindo a publicidade, o desenho arquitetônico, o audiovisual, a fotografia, a música, os jogos, o conteúdo digital, o rádio, a televisão e a moda.

Objetivos

  • Investigar e analisar processos subjacentes à concepção, constituição, organização e operação da indústria criativa;
  • Formar profissionais que tenham perfil de gestão para conduzir as diferentes áreas da indústria criativa;
  • Formar profissionais que tenham perfil para a criação e o desenvolvimento de produtos para a indústria criativa (jogos digitais, audiovisuais, aplicativos, ferramentas de formação de natureza tecnológica);
  • Formar profissionais capazes de perceber e avaliar os impactos da indústria criativa na sociedade;
  • Capacitar o egresso para atividades técnico-científicas e de inovação no campo da indústria criativa.

Público-alvo

Graduados em Jogos Digitais, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Design, Moda, Artes Visuais, Fotografia, Comunicação Digital, Letras, Turismo, Arquitetura, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e áreas afins.

Banner central - Áreas de Atuação e Perfil Profissional

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O mestre em Indústria Criativa está apto a atuar:
  • no desenvolvimento de atividades técnico-científicas nas áreas de conhecimento concernentes à identificação de oportunidades de negócios para a Indústria Criativa;
  • como pesquisador no processo de planejamento de atividades com foco na constituição da Indústria Criativa;
  • na análise do contexto e de cenários prospectivos do ambiente organizacional, relacionados ao desenvolvimento das atividades da Indústria Criativa; 
  • na geração de habilidades específicas para o atendimento da demanda dirigida à Indústria Criativa;
  • na operacionalização da Indústria Criativa em relação à gestão dos processos e das rotinas organizacionais;
  • na elaboração de projetos de captação de recursos para o financiamento das atividades da Indústria Criativa;
  • na criação, gestão e execução projetos sustentáveis dentro das lógicas econômico/culturais que caracterizam a Indústria Criativa;
  • no estabelecimento de debates e reflexões críticas sobre o papel, as características e os movimentos da Indústria Criativa dentro da sociedade;
  • na articulação projetos em diálogo com o poder público e demais organizações no tocante à Indústria Criativa.

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo complementar para ingresso em 2022/02
Inscrições para processo seletivo e editais de bolsas14/06 (terça-feira) a 11/07 (segunda-feira), até às 22h00
Divulgação dos resultados da 1ª etapa19/07 (terça-feira), até às 18h
Entrevistas individuais (2ª etapa)21 e 22/07 (quinta e sexta-feira)
Divulgação dos resultados do processo seletivo21 e 22/07 (quinta e sexta-feira)
Divulgação dos resultados preliminares da seleção de Bolsas25/07 (segunda-feira), até às 18h
Período de recurso aos resultados de bolsas26/07 (terça-feira), até às 22h
Divulgação dos resultados finais da seleção de Bolsas27/07 (quarta-feira), até às 18h
Matrículas28/07 a 05/08 (quinta a sexta-feira)
*Cronograma sujeito a alteração.

Histórico

O Mestrado Profissional em indústria criativa foi recomendado pela CAPES, através do Ofício Nº 160-19/2013/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES, publicado no DOU em 06/08/2013. O primeiro processo seletivo foi realizado em dezembro de 2013. O curso, já em suas primeiras edições, tem alcançado o objetivo que motivou sua concepção de atender a demanda potencial do mercado pelos profissionais com expertise em indústria criativa, bem como a adequação aos novos perfis e tipos de arranjos produtivos da região onde a instituição se insere. 

Comissão de Coordenação

Coordenador: Cristiano Max Pereira Pinheiro.

Coordenadora substituta: Vania Gisele Bessi. Representante docente (titular): Vanessa Amalia Dalpizol Valiat. Representante docente (titular): Mary Sandra Guerra Ashton. Representante docente (suplente): Marta Rosecler Bez. Representante docente (suplente): Serje Schmidt. Representante discente: Paula Winter Lisot.

Comissão de Autoavaliação

Representantes docentes: Cristiano Max Pereira Pinheiro, Sandra Portella Montardo e Maria Cristina Bohnenberger.

Representante discente: Milena Cherutti.

Representante egresso: Giovane Cozer Webster.

Representante técnico administrativo: Fernanda Schuwartz

Representante externo: Eliseo Berni Reategui (UFRGS).
 

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