A indústria criativa caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e habilidades de gestão. Busca, assim, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo. Em seu conjunto de atividades, abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.
Área de concentração: Indústria Criativa
A área propõe investigar, sob uma perspectiva interdisciplinar, a concepção, a constituição, a organização e a operacionalização da indústria criativa, à luz de diferentes alternativas de arranjo de recursos organizacionais, com base na inovação de produtos e processos. Fundamentada no desenvolvimento de competências específicas, a indústria criativa usa a criatividade e o capital intelectual como função primária para atender novos tipos de necessidades, em termos de oferta de produtos e serviços que a sociedade contemporânea tem demandado. O conjunto de atividades que compreende a indústria criativa abrange diversos campos de investigação, incluindo a publicidade, o desenho arquitetônico, o audiovisual, a fotografia, a música, os jogos, o conteúdo digital, o rádio, a televisão e a moda.
Objetivos
- Formar profissionais que tenham perfil de gestão para conduzir as diferentes áreas da indústria criativa;
- Formar profissionais que tenham perfil para a criação e o desenvolvimento de produtos para a indústria criativa (jogos digitais, audiovisuais, aplicativos, ferramentas de formação de natureza tecnológica);
- Formar profissionais capazes de perceber e avaliar os impactos da indústria criativa na sociedade;
- Capacitar o egresso para atividades técnico-científicas e de inovação no campo da indústria criativa.
Público-alvo
Profissionais egressos das áreas de Jogos Digitais, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Design, Moda, Artes Visuais, Fotografia, Comunicação Digital, Letras, Turismo, Arquitetura, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e áreas afins.
Áreas de Atuação e Perfil Profissional
O mestre e o doutor em Indústria Criativa estão aptos a atuar:
- no desenvolvimento de atividades técnico-científicas nas áreas de conhecimento concernentes à identificação de oportunidades de negócios para a Indústria Criativa;
- como pesquisador no processo de planejamento de atividades com foco na constituição da Indústria Criativa;
- na análise do contexto e de cenários prospectivos do ambiente organizacional, relacionados ao desenvolvimento das atividades da Indústria Criativa;
- na geração de habilidades específicas para o atendimento da demanda dirigida à Indústria Criativa;
- na operacionalização da Indústria Criativa em relação à gestão dos processos e das rotinas organizacionais;
- na elaboração de projetos de captação de recursos para o financiamento das atividades da Indústria Criativa;
- na criação, gestão e execução projetos sustentáveis dentro das lógicas econômico/culturais que caracterizam a Indústria Criativa;
- no estabelecimento de debates e reflexões críticas sobre o papel, as características e os movimentos da Indústria Criativa dentro da sociedade;
- na articulação projetos em diálogo com o poder público e demais organizações no tocante à Indústria Criativa.
Processo Seletivo
Calendário do processo seletivo para ingresso em 2025/01
Inscrições para processo seletivo e editais de bolsas | 21/10 (segunda-feira) a 18/11 (segunda-feira), até às 22h00 |
Divulgação dos resultados da 1ª etapa | 02/12 (segunda-feira), até às 18h |
Entrevistas individuais (2ª etapa) | 04 a 06/12 e 09/12 (quarta a sexta-feira e segunda-feira) |
Divulgação dos resultados preliminares do processo seletivo | 11/12 (quarta-feira), até às 18h |
Período de recurso aos resultados do processo seletivo | 12/12 (quinta-feira), até às 22h |
Divulgação dos resultados finais da seleção de Bolsas | 16/12 (segunda-feira), até às 18h |
Matrículas | 06/01 a 31/01/25 (segunda a sexta-feira) |
*Cronograma sujeito a alteração.
Histórico
O Mestrado Profissional em indústria criativa foi recomendado pela CAPES, através do Ofício Nº 160-19/2013/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES, publicado no DOU em 06/08/2013, e teve o curso de Doutorado Profissional aprovado em 2023. O primeiro processo seletivo foi realizado em dezembro de 2013. O curso, já em suas primeiras edições, tem alcançado o objetivo que motivou sua concepção de atender a demanda potencial do mercado pelos profissionais com expertise em indústria criativa, bem como a adequação aos novos perfis e tipos de arranjos produtivos da região onde a instituição se insere.
Comissão de Coordenação
Coordenador: Marta Rosecler Bez.
Coordenadora substituta: Vanessa Amalia Dalpizol Valiati. Representante docente (titular): Sandra Portella Montardo. Representante docente (titular): Mary Sandra Guerra Ashton. Representante discente: Amanda Conoratto Dias.
Comissão de Autoavaliação
Representantes docentes: Marta Rosecler Bez, Andre Rafael Weyermuller e Mauricio Barth.
Representante discente: Amanda Conoratto Dias.
Representante egresso: Milena Cherutti.
Representante externo: João Figueiredo da ESPM/RJ.
Representante técnico administrativo: Sarana Stefani da Rosa.