A indústria criativa caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e habilidades de gestão. Busca, assim, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo. Em seu conjunto de atividades, abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.
Área de concentração: Indústria Criativa
A área propõe investigar, sob uma perspectiva interdisciplinar, a concepção, a constituição, a organização e a operacionalização da indústria criativa, à luz de diferentes alternativas de arranjo de recursos organizacionais, com base na inovação de produtos e processos. Fundamentada no desenvolvimento de competências específicas, a indústria criativa usa a criatividade e o capital intelectual como função primária para atender novos tipos de necessidades, em termos de oferta de produtos e serviços que a sociedade contemporânea tem demandado. O conjunto de atividades que compreende a indústria criativa abrange diversos campos de investigação, incluindo a publicidade, o desenho arquitetônico, o audiovisual, a fotografia, a música, os jogos, o conteúdo digital, o rádio, a televisão e a moda.
Objetivos
- Formar profissionais que tenham perfil de gestão para conduzir as diferentes áreas da indústria criativa;
- Formar profissionais que tenham perfil para a criação e o desenvolvimento de produtos para a indústria criativa (jogos digitais, audiovisuais, aplicativos, ferramentas de formação de natureza tecnológica);
- Formar profissionais capazes de perceber e avaliar os impactos da indústria criativa na sociedade;
- Capacitar o egresso para atividades técnico-científicas e de inovação no campo da indústria criativa.
Público-alvo
Profissionais egressos das áreas de Jogos Digitais, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Design, Moda, Artes Visuais, Fotografia, Comunicação Digital, Letras, Turismo, Arquitetura, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e áreas afins.

Áreas de Atuação e Perfil Profissional
O mestre e o doutor em Indústria Criativa estão aptos a atuar:
- no desenvolvimento de atividades técnico-científicas nas áreas de conhecimento concernentes à identificação de oportunidades de negócios para a Indústria Criativa;
- como pesquisador no processo de planejamento de atividades com foco na constituição da Indústria Criativa;
- na análise do contexto e de cenários prospectivos do ambiente organizacional, relacionados ao desenvolvimento das atividades da Indústria Criativa;
- na geração de habilidades específicas para o atendimento da demanda dirigida à Indústria Criativa;
- na operacionalização da Indústria Criativa em relação à gestão dos processos e das rotinas organizacionais;
- na elaboração de projetos de captação de recursos para o financiamento das atividades da Indústria Criativa;
- na criação, gestão e execução projetos sustentáveis dentro das lógicas econômico/culturais que caracterizam a Indústria Criativa;
- no estabelecimento de debates e reflexões críticas sobre o papel, as características e os movimentos da Indústria Criativa dentro da sociedade;
- na articulação projetos em diálogo com o poder público e demais organizações no tocante à Indústria Criativa.
Processo Seletivo
Calendário do processo seletivo para ingresso em 2026/01
Inscrições para processo seletivo e editais de bolsas | 20/10 (segunda-feira) a 17/11 (segunda-feira), até às 22h00 |
Conferência de arquivos e links pela PGSS | 18 e 19/11 (terça e quarta-feira) |
1ª etapa | |
Análise dos documentos | 21 a 28/11 (terça a quarta-feira) |
Divulgação no site | 01/12 (quinta-feira), até às 20h |
2ª etapa | |
Entrevistas individuais |
03 a 08/12 (quarta a sexta e segunda-feira) |
Divulgação dos resultados preliminares do processo seletivo |
10/12 (quarta-feira), até às 20h |
Período de recurso aos resultados do processo seletivo |
11/12 (quinta-feira), até às 22h |
Divulgação dos resultados finais do processo seletivo e da seleção de Bolsas |
17/12 (quarta-feira), até às 20h |
Observação:
*Para o Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas consultar o cronograma no edital PROPPEX nº 31, pois este curso possui a etapa da produção textual.
** Cronograma sujeito a alteração.