Mestrado Acadêmico em Virologia | Universidade Feevale

Sobre o curso

O Mestrado Acadêmico em Virologia tem como objetivo principal promover a formação de pessoal altamente qualificado na área de Virologia, com uma perspectiva interdisciplinar, no intuito de atender às demandas sociais do âmbito da Saúde Animal, Humana e do Ambiente, considerando os contextos epidemiológicos e sociodemográficos.
Banner central - Área de concentração - Virologia

Área de concentração: Virologia

Compreende a Virologia em seu sentido amplo, contemplando aspectos da biologia, da epidemiologia, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de estratégias de controle de vírus e viroses em espécies animais, em seres humanos e no ambiente.

Objetivos

  • Formar profissionais de elevada qualificação para a docência e a pesquisa na área da Virologia, dando ênfase à articulação com instituições de saúde e empresas da região. 
  • Capacitar recursos humanos nas diversas áreas da Virologia para atuar na identificação e resolução de problemas relacionados à saúde humana, animal e ambiental. 
  • Produzir conhecimentos na área de Virologia que contribuam para a inovação tecnológica, para o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde. 

Público-alvo

Graduados em Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia e áreas afins. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO E PERFIL PROFISSIONAL

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O egresso do curso de Mestrado em Virologia deverá estar capacitado para:
  • Desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área de Virologia, interagindo com outras áreas do conhecimento;
  • Atuar no ambiente acadêmico e profissional como promotor do processo de geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Virologia; 
  • Empregar o conhecimento científico para solucionar problemas relacionados à Virologia Humana, Veterinária e Ambiental.

Processo seletivo

A seleção para ingresso no Mestrado Acadêmico em Virologia será realizada pela sistemática de fluxo contínuo. Os critérios para seleção dos candidatos obedecerão às normas definidas pela Comissão de Coordenação do Curso divulgadas por meio de edital anual.

Fluxo do Processo Seletivo

Visualizar

Editais abertos

Histórico

O curso de Mestrado Acadêmico em Virologia foi desenvolvido com o intuito de atender a uma demanda nacional de formação da área específica de Virologia, com enfoque em Saúde Única e na pesquisa voltada ao diagnóstico e ao desenvolvimento de ferramentas de prevenção e de terapêutica de doenças virais. O Curso propõem-se a discutir também questões de vírus e ambiente. O grupo de docentes trabalha de forma integrada desde antes da proposição do curso e possui produção pertinente à área de concentração, qualificação em decorrência da capacidade de estabelecer convergência entre diferentes áreas da Virologia, bem como de investigar e responder questões de ciência básica, diagnóstico, patogenia, monitoramento, epidemiologia molecular, desenvolvimento de fármacos e imunobiológicos para estudo e combate de vírus e infecções virais. O Curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), recomendado na 167ª Reunião CTC-ES, e iniciou suas atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2017.

Comissão de coordenação

Coordenadora: Juliane Deise Fleck. 

Representante docente: Ana Luiza Ziulkoski.

Representante docente: Andreia Henzel.

Representante docente: Caroline Rigotto.

Representante docente: Simone Ulrich Picoli.

Representante discente: Nicole Mariele Santos Röhnelt.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais