ENADE | Universidade Feevale

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Cursos que realizarão o ENADE 2019


O ENADE é componente curricular obrigatório, sendo condição necessária para a conclusão do curso e para colação de grau, destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:

  • aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação;
  • ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;
  • ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.

Quem deve fazer a prova?

Os alunos dos cursos de bacharelado, com no mínimo 80% da carga horária do curso concluída, ou com previsão de colação de grau até 2020/01.
Alunos dos cursos de tecnologia, com no mínimo 75% da carga horária do curso concluída, ou com previsão de colação de grau para 2019/02.

Quem será dispensado da prova?

  • estudantes que colarem grau até o dia 30 de agosto de 2019;
  • estudantes ingressantes.

Se você foi inscrito, preste atenção nas próximas etapas e datas:

  • Reunião com a coordenação do curso (data a ser definida): a reunião é realizada com todos os estudantes inscritos, para apresentar e esclarecer as etapas e procedimentos referentes ao Enade.

  • Edital N.º 43 de 04 de junho de 2019: os estudantes deverão tomar ciência deste Edital, de seus anexos e dos atos normativos nele mencionados, disponível também no Portal do Inep, antes de realizarem o preenchimento do cadastro, do questionário do estudante e demais ações.

  • Cadastro do Estudante (14/08 a 19/11/2019): os estudantes concluintes deverão realizar o preenchimento do cadastro através do Sistema Enade, na qual define sua participação no Enade 2019.

  • Preenchimento do questionário do Estudante (02/09 a 19/11/2019): os estudantes concluintes deverão realizar o preenchimento do questionário do estudante através do Sistema Enade, no qual abrange questões acerca da organização didático-pedagógica e infraestrutura do curso, além de questões referentes ao perfil socioeconômico do estudante.

  • Solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social dos estudantes concluintes (02 a 13/09/2019):  nos termos da legislação, o Inep assegurará o recurso de acessibilidade para os estudantes que requeiram atendimento especializado e/ou específico mediante documentação que comprove a condição motivadora da solicitação. Assim como, atendimento pelo nome social (para pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero - estudante travesti ou transexual), onde deverá ser solicitado através do Sistema Enade.

  • Consulta do resultado da solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social (a partir de 19/09/2019): o resultado da análise do documento comprobatório de que trata a solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social dos estudantes concluintes deverá ser consultado através do Sistema Enade.

  • Solicitação de recurso do pedido de atendimento especializado, específico e/ou nome social dos estudantes concluintes (23 a 27/09/2019): em caso de reprovação da documentação anexada, o estudante poderá solicitar recurso, através do Sistema Enade. O estudante deverá inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento.

  • Consulta do resultado da solicitação de recurso de atendimento especializado, específico e/ou nome social dos estudantes concluintes (a partir de 01/10/2019): o resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social dos estudantes concluintes deverá ser consultado através do Sistema Enade.

  • Indicação do curso pelo estudante concluinte de mais de uma inscrição (03/09 a 01/10/2019): os estudantes, que forem concluintes de mais de um curso de graduação, devidamente inscritos pelos respectivos Coordenadores de Curso no Enade 2019, deverão indicar o curso para a realização da prova e para o preenchimento do Questionário do Estudante.

  • Prova (24/11/2019): a prova do ENADE, será realizada às 13h, sendo que o local será informado pelo Inep, somente após o preenchimento do cadastro e do questionário do estudante.
Para realizar a prova, o estudante deve chegar ao local com 1h de antecedência, possuindo documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de material transparente e tinta preta. 
É de responsabilidade exclusiva do Estudante acompanhar a situação da sua inscrição.

Tire suas dúvidas
Para maiores informações referente ao Enade 2019, acesse o Portal do Inep.
Entre outras opções, o Portal disponibiliza um link com "perguntas frequentes", as quais contemplam as principais dúvidas sobre o processo.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.