Agentes comunitários de saúde de Novo Hamburgo atualizam conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya | Universidade Feevale

Agentes comunitários de saúde de Novo Hamburgo atualizam conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya

24/03/2022 - Atualizado 17h37min

Capacitação aconteceu nesta quinta-feira, no Câmpus II da Feevale

Evento da dengue

A Universidade Feevale promoveu, nesta quinta-feira, 24, uma capacitação aos agentes comunitários de saúde de Novo Hamburgo. A iniciativa foi realizada por meio do projeto de Combate e Prevenção ao Mosquito Aedes aegypti e abordou uma atualização sobre as doenças dengue, zika e chikungunya, a fim de alertar sobre os novos casos positivos na região.

O evento contou com a parceria da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc). Cerca de 170 agentes compareceram à capacitação, que aconteceu no Salão de Atos do Câmpus II da Universidade.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, Fernando Spilki, destacou a importância do trabalho dos agentes comunitários, principalmente agora com o aumento dos casos, e colocou a Universidade à disposição dos municípios da região.

É com satisfação que vejo o interesse de todos estarem presentes para discutir essa situação. Estamos vivendo um momento crucial em relação à dengue e considero que seja uma responsabilidade de todos nós combatê-la. Essa oportunidade serve como um estímulo para que continuem desempenhando um trabalho excelente na região, como já estão realizando ao longo desses anos”, ressalta.

Durante a capacitação, aconteceram palestras sobre legislação, atribuição dos agentes comunitários, aspectos emocionais implicados nas descrenças e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre outros assuntos. Além disso, houve momentos com atividades de observação e prática a fim de que os agentes possam auxiliar, ainda mais, a comunidade no controle e na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

As atividades foram ministradas pela equipe do projeto e por biólogos do convênio de Prevenção e Combate à Dengue, executado em parceria pela Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Além disso, a Vigilância em Saúde do Município e o Centro Integrado de Psicologia da Universidade apresentaram palestras sobre o tema.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.