Democracia e direitos humanos são temas de seminário internacional | Universidade Feevale

Democracia e direitos humanos são temas de seminário internacional

24/03/2022 - Atualizado 15h

algoritmos

Acadêmico e professora de Direito da Universidade Feevale apresentam artigo sobre violência algorítmica

Nesta segunda e terça-feira, 28 e 29 de março, acontece, de forma on-line e presencial, o III Encontro da Rede Jean Monnet, organizado pela Universidad Nacional Autónoma do México e financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Com o tema Democracia e a proteção dos direitos humanos na União Europeia e na América Latina, a programação do evento conta com nomes importantes da área, como Ana María Guerra Martins, juíza da Corte Europeia de Direitos Humanos e Gautier Mignot, embaixadora da União Europeia no México, por exemplo.

Entre os artigos selecionados para o evento, os melhores serão apresentados no formato de workshop, no segundo dia das atividades. Entre estes, está o trabalho Violência algorítmica e tomada de decisões automatizadas, de autoria do acadêmico e da professora do curso de Direito da Universidade Feevale, Gabriel Cemin Petry e Haide Maria Hupffer. De acordo com o artigo, no contexto de uma sociedade hiperconectada, a tomada de decisões por meio de algoritmos ou Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais frequente, nas mais variadas áreas, como militar, saúde, segurança, educação e finanças.

“O algoritmo, sozinho, não é capaz de promover um ato de violência, no entanto, pode instrumentalizá-lo, visto que é capaz de orientar decisões críticas no setor bélico, por exemplo, assim como potencializar e integrar modelos que sujeitam indivíduos a standards e escores impostos, que por vezes consistem em práticas discriminatórias injustas”, explica a professora Haide. Como exemplos, o artigo cita a violência algorítmica em processos de seleção de emprego – com possibilidade de desclassificar candidatos com base em etnia, orientação sexual ou local onde estes residem, entre outros fatores – e no setor militar, com o desenvolvimento das denominadas Lethal Autonomous Weapons Systems (LAWS), que são sistemas de armas autônomas dotados de governabilidade própria e capacidade de tomar decisões.

Saiba mais

As inscrições para o seminário e para o workshop são gratuitas e podem ser pelo link.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.