O Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais tem como foco promover estudos avançados que se orientem para os processos e manifestações culturais. Tais estudos justificam-se pela importância que os referenciais históricos e as reflexões estéticas – percebidos como parte de uma memória fundante que se concretizou por meio de atos de comunicação, enunciados em diferentes linguagens – assumem na constituição de identidades coletivas regionais e nacionais, caracterizando a área de concentração, denominada Processos e Manifestações Culturais que foi pensada a partir de uma visão interdisciplinar que permite a diálogo e associa os saberes específicos da História, Comunicação e Literatura e que encontra contribuição complementar das áreas da Filosofia e da Arte.
Área de concentração: Processos e Manifestações Culturais
Investiga, sob uma perspectiva interdisciplinar, concepções de cultura, vinculando-as a transformações sociais e históricas. O foco nos processos e manifestações culturais parte do estabelecimento de relações entre a área da História, que reconstrói contextos, a área da Literatura e de outras artes, que analisam a produção discursiva como ato estético de linguagem, e a área da Comunicação, que privilegia o modo como se instalam os processos comunicativos, buscando, ainda, fundamentos no âmbito da Antropologia.
Objetivos
- Investigar e analisar processos culturais e suas manifestações, a partir da cooperação e da articulação entre as áreas da História, da Comunicação e das Letras, com a contribuição das áreas da Filosofia, da Antropologia e da Arte e com o intuito de formar profissionais aptos a contribuir para o desenvolvimento interdisciplinar de saberes científicos no âmbito da cultura;
- Desenvolver estudos avançados no âmbito dos processos e das manifestações culturais, com vistas a constituir uma área interdisciplinar que contribua para a produção de conhecimento e para a qualificação da prática docente;
- Aprimorar a formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais para que, por meio de suas investigações e práticas, promovam reflexões críticas sobre as questões da identidade, da memória, da linguagem e sobre seus impactos na sociedade contemporânea;
- Qualificar pesquisadores para que, articulando questões teóricas e metodológicas, transponham concepções e práticas inovadoras a espaços de atuação específicos.
Público-alvo
Profissionais das áreas de História, Letras, Artes, Comunicação, Moda, Gastronomia e de outras áreas que atuam como mediadores na difusão e na reflexão crítica sobre a cultura e suas manifestações.
Áreas de Atuação e Perfil Profissional
A partir da área de concentração, das linhas de pesquisa e de seus objetivos, o Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais volta-se para a formação de pesquisadores e profissionais com competência para:
- Responder aos avanços do conhecimento interdisciplinar, exigidos pela sociedade tecnológica que, todavia, não pode ignorar a importância da inter-relação com as Ciências Humanas e as Sociais Aplicadas, particularmente entre a História, a Comunicação e das Letras;
- Reconhecer a complexidade dos processos e manifestações culturais e com capacidade para propor ações que sejam capazes de promover o congraçamento e a interação social dos indivíduos;
- Sensibilizar indivíduos, grupos e comunidades para o reconhecimento, a compreensão e a valorização dos bens culturais locais e regionais, por meio de ações educativas;
- Qualificar as práticas ligadas ao jornalismo, à publicidade e propaganda, às relações públicas, à produção audiovisual, à produção cultural, para lhes emprestar maior agudeza crítica e garantir que, por meio delas, se respeite a multiculturalidade;
- Atuar como mediador entre a comunidade e responsáveis pelas políticas voltadas para os bens culturais, com o intuito de promover a preservação de manifestações culturais e o acesso da população a elas.
Esses mesmos pesquisadores deverão ser capazes de assumir o compromisso com uma postura ética em face dos processos e das manifestações culturais, em seus campos de atuação profissional.
Processo Seletivo
Calendário do processo seletivo para ingresso em 2025/01
Inscrições para processo seletivo e editais de bolsas | 21/10 (segunda-feira) a 18/11 (segunda-feira), até às 22h00 |
Divulgação dos resultados da 1ª etapa | 02/12 (segunda-feira), até às 18h |
Entrevistas individuais (2ª etapa) | 04 a 06/12 e 09/12 (quarta a sexta-feira e segunda-feira) |
Divulgação dos resultados preliminares do processo seletivo | 11/12 (quarta-feira), até às 18h |
Período de recurso aos resultados do processo seletivo | 12/12 (quinta-feira), até às 22h |
Divulgação dos resultados finais da seleção de Bolsas | 16/12 (segunda-feira), até às 18h |
Matrículas | 06/01 a 31/01/25 (segunda a sexta-feira) |
*Cronograma sujeito a alteração.
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais iniciou com o Mestrado Acadêmico, recomendado pela CAPES por meio do Ofício N.º 31-21/2009/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES. O Curso implantou suas atividades acadêmicas em março de 2010, tendo a cultura como foco temático. Na avaliação do triênio, em 2013, o Mestrado recebeu nota 4, o que motivou seus docentes a conceberem a proposta de Doutorado, que foi aprovada na reunião de número 156, do CTC, em 01 de março de 2015.
O Programa nasceu da articulação dos grupos de pesquisa Cultura e memória da comunidade; Comunicação e cultura; Linguagens e manifestações culturais. Ao envolver as áreas da História, da Comunicação e das Letras, com a contribuição de áreas correlatas, os cursos de Mestrado e de Doutorado absorveram o conhecimento construído pelos pesquisadores em seus grupos de pesquisa, os quais abordam, entre outras, as seguintes temáticas: memória, constituição de identidades, processos da comunicação, papel de diferentes mídias, produção textual a partir de recursos digitais, processos de produção e de recepção de linguagens estéticas. Essas temáticas foram aglutinadas em torno de um núcleo centralizador, Processos e Manifestações Culturais, que passou a ser a área de concentração do Mestrado.
Os esforços de consolidação do Programa salientam-se no adensamento da concepção interdisciplinar; na revisão das disciplinas sempre que necessário; na busca da articulação entre as pesquisas dos docentes e discentes com as linhas de pesquisa do Programa; no empreendimento de esforços dos docentes e discentes na realização de pesquisas e na divulgação de seus resultados; na busca de interação com a comunidade externa e de visibilidade para o Programa, por meio da realização de eventos e de projetos de extensão; no fortalecimento de iniciativas para promover a integração com a graduação e com o ensino básico; na implementação de ações voltadas para a internacionalização; na ênfase na formação de recursos humanos qualificados. Essas ações contribuíram para a concretização do objetivo do Programa, que visa a desenvolver estudos avançados, no âmbito dos processos e das manifestações culturais, que subsidiem a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos, o aprimoramento da prática docente e a qualificação de pesquisadores.
Comissão de Coordenação
Coordenador: Daniel Conte.
Coordenadora substituta: Juracy Ignez Assmann Saraiva.
Representante docente (titular): Sarai Patricia Schmidt.
Representante docente (titular): Claudia Schemes.
Representante discente do Mestrado: Gabriel Do Nascimento Garcia
Representante discente do Doutorado: Ítalo José De Medeiros Dantas.
Comissão de Autoavaliação
Representantes docentes: Daniel Conte, Denise Blanco Sant Anna, Claudia Schemes e Magna Lima Magalhães.
Representante discente: Daniel Gevehr Keller.
Representante discente: Thais Rosa dos Reis
Representante egresso: Eliane Davila dos Santos.
Representante externo: Djalma Thürler.
Doutorado Sanduíche
Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES)
O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.