LabCultura.RS grava série de podcasts com projetos culturais contemplados pela Lei Paulo Gustavo | Universidade Feevale

LabCultura.RS grava série de podcasts com projetos culturais contemplados pela Lei Paulo Gustavo

23/10/2025 - Atualizado 14h46min

Episódios farão parte do curso de Aprimoramento de Agentes Culturais, previsto para 2026

wikiarte

Patrícia Prestes, Iuri Ferraz Freiberger e Daniel Conte durante gravação do podcast sobre o projeto Wikiarte

O LabCultura.RS finalizou a gravação de uma série de podcasts que comporão o material didático do curso de Aprimoramento de Agentes Culturais, previsto para janeiro de 2026. O programa é executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Universidade Feevale, com o objetivo de qualificar e acelerar os projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) no Rio Grande do Sul.

Cada episódio integrará o curso, que será lançado entre janeiro e março do ano que vem, como exemplo de projeto bem-sucedido nos temas abordados na formação, como gestão cultural, processos criativos, comunicação, diversidade, entre outros. O curso será gratuito e voltado tanto a proponentes contemplados quanto a não contemplados nos editais da LPG/RS.

Foram gravados 15 episódios, em um estúdio montado, pela equipe do LabCultura.RS, no terceiro andar do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. A condução das entrevistas ficou a cargo do coordenador do projeto Lei Paulo Gustavo na Feevale, Iuri Ferraz Freiberger, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Daniel Conte. Os projetos selecionados para os podcasts representam um recorte de cerca de 10% da totalidade dos projetos financiados pela LPG no Estado.

Além disso, cada episódio será lançado na íntegra, junto ao site do LabCultura.RS, em julho de 2026. Desenvolvido pela Feevale, o painel reunirá informações quantitativas e qualitativas sobre os projetos contemplados e em execução, consolidando-se como repositório público para consulta e formulação de políticas culturais.

Iniciativa dá voz à cultura produzida no Estado

garganta Da esquerda para a direita: o artista Wagner Mello e a idealizadora Mitti Mendonça com Freiberger e Conte

Um dos projetos participantes da iniciativa é a Residência Artística Garganta (www.instagram.com/feiragarganta) - na foto à direita -, um desdobramento da Feira de Arte Gráfica Garganta, realizada em parceria com o laboratório de criação e conteúdo musical OCorre Lab. O projeto tem como propósito oferecer mentorias para artistas da música e visuais, criando pontes entre diferentes linguagens e territórios criativos e priorizando a participação de pessoas racializadas, LGBTQIAP+ e com deficiência (PCDs).

Para a residência, foram selecionados, por meio de convocatória, 10 participantes — artistas/projetos da música e das artes visuais — que participaram de nove encontros presenciais em Porto Alegre e, ainda, receberam bolsa-auxílio. Mitti Mendonça, idealizadora do projeto, explica que, além de artistas de Porto Alegre, participaram do Garganta pessoas de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande.

Esses artistas voltam para suas regiões com novos saberes e novas redes de relacionamento, então é uma forma de impulsionar suas trajetórias, suas carreiras e fomentar essa rede potente de artistas em outros lugares do Estado”, explica Mitti.

Outra convidada dos podcasts foi Patrícia Prestes, que está à frente do Wikiarte, uma plataforma interativa e colaborativa que conecta agentes do mercado cultural do RS. O objetivo do site (https://wikiarte.org/) é aproximar e facilitar o acesso a produtos, serviços e informações de artistas, grupos, artesãos, produtores e projetos culturais, espaços e empresas que atuam no segmento da arte e da cultura. Trata-se de um portal colaborativo, gratuito, de acesso aberto, e em constante atualização, permitindo a submissão de novos agentes, informações ou a ratificação de dados a qualquer momento.

Patrícia explica que foi por meio da Lei Paulo Gustavo que o projeto pôde alcançar todo o Estado, destacando a importância das leis de incentivo à cultura. “Todas as pessoas que se envolvem de alguma forma com a cultura, seja com produção, execução e outras propostas, podem se inscrever em nossa plataforma. E esse trabalho que fazemos pode ser ampliado, alcançando mais projetos porque temos o recurso através do incentivo”, destaca.

Com este incentivo, foi possível, entre outras iniciativas, incrementar a plataforma com ferramentas específicas, tornando o site acessível a pessoas com limitações na audição ou visão, por exemplo”, completa Patrícia.

Saiba mais

Executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Universidade Feevale, o LabCultura.RS oferece ferramentas de qualificação e ampliação da visibilidade dos impactos culturais gerados no Rio Grande do Sul. A Feevale permanece responsável pelo suporte técnico à execução da Lei Paulo Gustavo no Estado, organizando mentorias, capacitações e avaliações que asseguram a efetividade e a qualificação dos recursos aplicados. Com a incorporação de novas ferramentas e etapas, o LabCultura.RS se consolida como referência nacional na formação, na sistematização de dados e na sustentabilidade de políticas públicas para a cultura.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.