Acadêmicas realizam doutorado sanduíche em Portugal e no México | Universidade Feevale

Acadêmicas realizam doutorado sanduíche em Portugal e no México

26/01/2026 - Atualizado 15h28min

Patrícia Spindler e Sofia Robin Ávila da Silva estudarão quatro meses no exterior por meio de programa da Capes

doutorado sanduíche 1

As doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Patrícia Spindler e Sofia Robin Ávila da Silva, estão realizando doutorado sanduíche em Portugal e no México, respectivamente. As acadêmicas foram selecionadas pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, durante quatro meses, farão parte de seus estudos nas instituições parceiras da Feevale no exterior.

Desde o início de janeiro deste ano, as doutorandas já se encontram nos países de destino, onde realizam atividades acadêmicas, participam de reuniões, aprofundam e expandem pesquisas e promovem intercâmbio científico com professores e estudantes das universidades estrangeiras. O projeto de doutorado de Patrícia Spindler está sendo desenvolvido no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Leiria, sob coorientação da professora Célia Sousa, especialista em educação inclusiva, acessibilidade e tecnologias de apoio; na Feevale, conta com orientação da professora Ana Hoffman.

doutorado sanduíche 2

Já Sofia Robin encontra-se na Universidad Pedagogica Nacional, no câmpus da cidade de Cuernavaca, trabalhando com a professora Ruth Belinda Bustos, que desenvolve suas pesquisas sobre educação intercultural, políticas educacionais e formação docente. No Brasil, é orientada pela professora Saraí Patricia Schmidt.


Em Portugal, mostra enfoca filmes acessíveis

Nesta quarta-feira, 28, a doutoranda Patrícia Spindler participará, como debatedora, do evento Cinema para todos em Leiria – Mostra de Filmes Acessíveis. A atividade, que abrirá as comemorações do 20° aniversário do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (Crid) do IPL, contará com exibição dos filmes Grito e Esclerosada não é a vó, de Luiz Alberto Cassol, pela primeira vez em Portugal. O evento é uma realização do Politécnico de Leiria, com apoio da Feevale. “Será mais uma atividade relacionada aos estudos de inclusão e acessibilidade que estou desenvolvendo no doutorado sanduíche”, explica Patrícia.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.