Indústria Criativa | Universidade Feevale

Indústria Criativa

O objetivo do Grupo é promover a produção intelectual, no âmbito científico, técnico-tecnológico e artístico-cultural, com base na reflexão constitutiva dos setores criativos que abrangem os campos de atuação da indústria e da economia criativa. Compreende-se a necessidade de atuação de pesquisa nas dimensões que articulam a) a produção e o consumo de conteúdos criativos; b) a gestão e a inovação de empreendimentos do setor criativo; e c) as cidades, as políticas culturais e as práticas criativas inerentes às indústrias criativas. Para isso, os projetos de pesquisa que compõem este grupo abrangem os estudos de processos criativos, de políticas públicas, de cidades criativas e de práticas gestoras contemplando a interdisciplinariedade, bem como a natureza específica de setores ligados às indústrias criativas. Atualmente, o Grupo integra uma Rede de Pesquisa no Stricto Sensu em Indústria Criativa, com presença interinstitucional no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Brasília,  e Portugal (Universidade Católica Portuguesa).

Linhas de Pesquisa

Conteúdos Criativos

Investiga os produtos e manifestações características da indústria criativa. Busca entender como o encontro das áreas de comunicação/ciência da informação/artes/computação gera esses produtos, agregando inovação, valor econômico e expressões culturais que lhes são específicas.


Gestão e Inovação

Estuda os processos e práticas de gestão e de inovação nas organizações, seja de produtos e de processos, bem como os modelos de gestão da inovação e seus resultados, além do impacto sobre o desenvolvimento tecnológico, regional e setorial. Integra o escopo desta linha de pesquisa o estudo da inovação em gestão, tecnológica, aberta e fechada, em rede, e tendências em inovação. Procura identificar as variáveis dependentes e independentes do comportamento inovador, individual e coletivo, bem como a percepção e interpretação do ambiente como fator que influencia a manifestação de comportamento criativo e inovador dos indivíduos ou grupos.

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

Dinâmicas de consumo e produção de conteúdos criativos em plataformas digitais

Líder do Projeto:

VANESSA AMALIA DALPIZOL VALIATI

Título do Projeto:

Inovação Social e empreendedorismo na área de alimentos: estudo das feiras e coletivos urbanos na cidade de Novo Hamburgo/RS

Líder do Projeto:

VANIA GISELE BESSI

Título do Projeto:

Novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da saúde

Líder do Projeto:

MARTA ROSECLER BEZ

Título do Projeto:

O Processo de Criação de Conteúdo nos Setores Criativos

Líder do Projeto:

CRISTIANO MAX PEREIRA PINHEIRO

Título do Projeto:

OS PROJETOS CULTURAIS E A GERAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, NO CONTEXTO DAS CIDADES CRIATIVAS

Líder do Projeto:

MARY SANDRA GUERRA ASHTON

Líder do Grupo

Mary Sandra Guerra Ashton

Pesquisadores

André Rafael Weyermüller



Caroline Delevati Colpo



Cristiano Max Pereira Pinheiro



Dusan Schreiber

Marta Rosecler Bez



Mary Sandra Guerra Ashton



Norberto Kuhn Junior



Vania Gisele Bessi

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.