Fernando Spilki é reconhecido por sua contribuição à educação e à ciência no Brasil
A abertura da X Mostra Científica Anchietana, realizada nesta terça-feira, 8, em Porto Alegre, foi marcada por uma homenagem especial ao professor e pesquisador Fernando Spilki, que é pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale. Reconhecido por sua contribuição à educação e à ciência no Brasil, principalmente na pandemia de Covid-19, Spilki recebeu a premiação juntamente com a doutoranda em Ciências Biológicas/Bioquímica pela UFRGS, Giovanna Carello Collar.
A homenagem celebrou a trajetória acadêmica de Spilki e seu comprometimento com a formação de novas gerações de cientistas. “Foi muito gratificante ser reconhecido neste evento, pela modalidade de uma feira de iniciação escolar, e poder participar e falar a uma plateia de pais e estudantes. É muito importante estimular o ingresso no ensino superior e a busca de uma carreira científica engajada, mais que tudo, com a construção de um futuro mais resiliente”, afirmou, destacando a importância da Mostra como incentivo ao conhecimento e à pesquisa, desde os primeiros anos escolares.
A Mostra Científica Anchietana é reconhecida por estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica dos alunos, proporcionando um espaço para a apresentação de projetos desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento. Ao longo da última década, o evento tem fortalecido o protagonismo estudantil e incentivado a integração entre escola, universidade e comunidade científica.