Desenvolvimento de materiais biocompatíveis e tecnologias em saúde (DBioTecS) | Universidade Feevale

Desenvolvimento de materiais biocompatíveis e tecnologias em saúde (DBioTecS)

O grupo foi criado em 2019 com o objetivo de apresentar publicações de artigos no período 2018/19 em revistas internacionais de alto impacto (IF > 3,0). Estes trabalhos foram publicados nos periódicos International Journal of Biological Macromolecules (IF = 3,9 dois trabalhos) e Carbohydrate Polymers (IF = 5,18 um trabalho). Atualmente o grupo possui outros trabalhos em preparação e relações de orientação e coorientação entre as partes. O grupo também promove eventos de extensão como o workshop sobre Preparação e Caracterização de Nanopartículas Poliméricas e Metálicas, ministrado no âmbito das atividades do III Congresso Internacional sobre Nanotecnologia & VI Simpósio sobre Nanobiotecnologia e suas Aplicações. Além disso, como resultado da relação entre os pesquisadores e destes como seus parceiros, O grupo possui propostas encaminhada à editais internacionais e nacionais que envolvem pesquisadores das partes envolvidas e seus parceiros.

Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento e caracterização de materiais biocompatíveis

Desenvolver e a caracterizar materiais biocompatíveis tecnologicamente inovadores aplicados em diferentes áreas da saúde e afins. Estudar membranas e outras estruturas, preparadas com polissacarídeos, celulose bacteriana e colágeno, entre outros materiais, incorporados ou não com nanopartículas metálicas ou poliméricas. Também é objetivos estudar materiais inorgânicos como os óxidos nanoporosos biocompatíveis.

Investigação do perfil citotóxico de materiais biocompatíveis

Estabelecer o perfil de biocompatibilidade, avaliando a citotoxicidade de materiais biocompatíveis na forma de membranas e outras estruturas, a partir de polissacarídeos, celulose bacteriana e colágeno, entre outros materiais, incorporados ou não com nanopartículas metálicas ou poliméricas e contendo ou não moléculas com potencial ou com atividade sobre estruturas microbiológicas, antivirais / virucidas, etc. Também é objetivo avaliar a toxicidade in vitro de óxidos nanoporosos biocompatíveis.

Líder do Grupo

Fernando Dal Pont Morisso

Pesquisadores

Alana Witt Hansen


Ana Luiza Ziulkoski 


Cristiane Bastos de Mattos


Karine Modolon Zepon

Luiz Alberto Kanis

José Heriberto Oliveira do Nascimento 

Simone Gasparin Verza 


Simone Ulrich Picoli

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.