Eduardo Müller, coordenador dos cursos de Jogos Digitais, Design de Animação e Produção Audiovisual, foi o único artista não-asiático selecionado

O professor dos cursos de Jogos Digitais, Design de Animação e Produção Audiovisual da Universidade Feevale, Eduardo Müller, criou sua versão de rótulo para as garrafas da Tama no Hikari, tradicional fabricante japonesa de saquê. Em comemoração aos seus 350 anos, a empresa decidiu inovar nos rótulos de suas garrafas e, a partir do projeto 350X, convidou ilustradores para criarem suas versões, misturando tradição com a inovação dos games da arte contemporânea.
A edição limitada de garrafas de saquê foi lançada neste mês pelo coletivo japonês Skeleton Crew Studio. EdH Müller, como é conhecido, é o único ilustrador não-asiático desde o início do projeto, que está em sua terceira edição. A série tem como mote “garrafas de saquê como telas em branco”. Os temas das edições anteriores foram “amor” e “amizade”, enquanto o dessa terceira edição é “traição”, referindo-se a novas expressões que transcendem os valores existentes e traem as expectativas de forma positiva.
EdH conta que foi solicitado aos participantes que fizessem uma ilustração que representasse, de uma forma inovadora, a questão da tradição do saquê dentro da cultura japonesa, envolvendo o conceito de traição, não no sentido negativo, mas que vai surpreender quem tomar esse saquê. Ele diz que, em janeiro deste ano, teve a oportunidade de ir para o Japão, onde viu muitas bandas e jovens andando com guitarras e equipamentos pelas ruas, indo ensaiar ou tocar em algum lugar. “Achei muito legal ver como o rock faz parte da cultura do Japão, então acabei fazendo uma ilustração que mistura esse conceito”, destaca.
A ilustração de EdH retrata uma menina roqueira dentro de um estúdio, tomando saquê enquanto ensaia, como se fosse algo que faz parte desse conjunto. “Gostei muito de fazer esse trabalho. Já tive vários tipos de clientes, mas nunca imaginei que um dia eu ia trabalhar com uma marca japonesa, ainda por cima de saquê, uma bebida tão tradicional e diferente, considerando o tipo de arte que faço. Foi um trabalho bem inusitado!”, ressalta.
Sobre o professor

Graduado em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação Social, o professor Eduardo Müller é coordenador dos cursos de Jogos Digitais, Design de Animação e Produção Audiovisual da Universidade Feevale e atua, principalmente, nos seguintes temas: jogos digitais, design, comunicação, cinema e desenho animado.
Ele também é ilustrador e designer de games, já tendo trabalhado com órgãos como o Ministério da Saúde e entidades como a Unesco, além de marcas internacionais. No Rio Grande do Sul, criou capas para bandas como Nenhum de Nós e Papas da Língua, além de ilustrar os rótulos da cerveja Roleta Russa.
EdH Müller ainda lançou o game “Tormenta: o Desafio dos Deuses”, com financiamento coletivo, sendo responsável pela produção, direção geral e ilustração. Também é fundador e diretor criativo da 40 Giants Entertainment e, em 2022, lançou o game “Reverie Knights Tactics” para as plataformas Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, Xbox One e Steam.

Cursos que coordena têm conceito máximo
Como coordenador de cursos, EdH Müller comemora o conceito máximo, 5, que os cursos de Jogos Digitais, Design de Animação e Produção Audiovisual receberam na avaliação do MEC. Para ele, o resultado evidencia a solidez e a integração das áreas criativas da Universidade Feevale. O resultado demonstra qualidade do corpo docente e infraestrutura desses cursos, fortalecendo o compromisso institucional com a formação de profissionais altamente qualificados.
“Considero esse processo extremamente importante, pois reforça a qualidade dos cursos que oferecemos. As áreas de jogos, animação e audiovisual formam um ecossistema, que dialoga e se complementa. Por isso, ver os três cursos, em conjunto, alcançando a nota máxima, é muito relevante”, afirma o professor.