Em seus mais de 20 anos de atuação, o Centro de Design monitora constantemente sinais comportamentais que possam orientar as áreas criativas. Esses sinais são identificados, analisados, compilados e apresentados por meio de uma abordagem temática que ajuda a dar forma àquilo que ainda pode parecer mais conectado ao universo das ideias do que ao dos produtos e serviços.Sem perder de vista o protagonismo local, os resultados gerados orientam o desenvolvimento de novos produtos e ampliam do debate sobre a inovação nos setores criativos a partir da realidade regional.
Quanto aos seus impactos, consideramos que a pesquisa de tendências inspira a criação de novas marcas ou modelos de negócios, novos produtos ou serviços, bem como estimulam a compreensão a respeito de determinados comportamentos efervescentes na sociedade e consequentemente no modo que se consome bens ou serviços.
O Centro de Design da Universidade Feevale monitora constantemente sinais comportamentais que são identificados, compilados, analisados e então expostos na forma de Temáticas, bem como faz sugestões de materializações que representem o conceito abordado. Todas as pesquisas são disponibilizadas de forma gratuita pelo Centro para auxiliar a inspiração no processo de criação.
PREVERS 2023
Com o avanço das vacinas e o retorno presencial de muitas empresas, escolas e faculdades, o ano de 2022 marca um novo início, percebendo práticas e hábitos sendo reformulados, em diversos setores da sociedade. Algumas das mudanças comportamentais, práticas e hábitos incorporados, que foram necessárias devido à pandemia, deixaram de ser obrigatórios, assim como outros continuam sendo utilizados na rotina de consumidores. Nesse cenário, esta edição do PREVERS, relatório de tendências com o foco no Rio Grande do Sul produzido pela Universidade Feevale, traz indicativos de aspectos que poderemos vislumbrar nos setores criativos do Estado.
PREVERS 2022
Mudanças comportamentais foram necessárias devido à pandemia e algumas práticas e hábitos deverão ser incorporados às rotinas de consumidores tanto na esfera individual quanto coletivamente. Neste cenário, este relatório traz indicativos de aspectos que poderemos vislumbrar nos setores criativos do Estado do RS.
COMPORTAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVOS OLHARES
E quem diria que o ano de 2020 nos reservaria uma pandemia? O COVID-19, identificado na China no final de 2019, logo ganhou o mundo. Apresentamos aqui pontos que podem ajudar a refletir sobre moda, consumo e comportamento de uma nova rotina que acabará por nos marcar por ainda muito tempo.
COMPORTAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: NOVOS OLHARES parte 2
E quem diria que o ano de 2020 nos reservaria uma pandemia? O COVID-19, identificado na China no final de 2019, logo ganhou o mundo. Apresentamos aqui pontos que podem ajudar a refletir sobre moda, consumo e comportamento de uma nova rotina que acabará por nos marcar por ainda muito tempo.
Ressignificar
A Tendência Ressignificar busca analisar conceitos a cerca do que vivemos e também questionar questões cotidianas.
Transformação
A Tendência Transformação estuda a relação existente entre humanos e máquinas, cada vez mais necessário visto que é crescente as descobertas sobre inteligências artificiais e como elas podem auxiliar os humanos.
FLUIDEZ
A Tendência Fluidez busca analisar os fatores que estão influenciando as mudanças de percepções do mundo e identifica quais as novas formas possíveis de relações entre pessoas, espaços e propósitos.
Reconexão
O mundo se transforma rapidamente e hoje os indivíduos passam a refletir sobre a sua relação consigo mesmo. O autoconhecimento proporciona experiências de transformação através do ser, que está relacionada com a descoberta de quem realmente somos.
Efeito Emocional
O comportamento atual que deve levar em conta as emoções se traduz como design de experiência e é com isso que criamos as possibilidades de trazer personalização dos produtos levando em conta as necessidades, sentimentos, gostos e pensamentos pessoais.
Futuro Funcional
O design a partir da razão, que se adapta as necessidades do usuário para que as tarefas sejam realizadas de uma maneira fácil e intuitiva, tomará o lugar da produção massificada, e será interpretada através de uma estratégia mais ampla: uma fluidez industrial.
MANIFESTO
Saia para a rua! Faça a sua voz ser ouvida! A tendência Manifesto traz a crescente necessidade das demonstrações explícitas de opiniões e os questionamentos de paradigmas
MINIMALISMO
Simplicidade, Futurismo e Visão Estética, o Minimalismo percorre a ideia de limpeza das formas, da utilização de poucos elementos e das linhas precisas.
MAXIMALISMO
Na tendência Maximalista o excesso nunca é demais. Como contraponto ao minimalismo, esse conceito estético preza pela criação intensa de elementos que se sobrepõem, acumulando referências e informações num só bem de consumo.
COLAB
A sociedade colaborativa é o foco dessa tendência. A gentileza e o Marketing Social promovem mudanças no modo de pensar de uma sociedade sedenta de afeto.
BRASILIDADE
A fauna e a flora brasileira trazem a atenção mundial ao Brasil, que se transforma em tendência e inspira criações no mundo inteiro.
NOVO-VELHO
Os “novos velhos” buscam aproveitar seu tempo ocioso com muita disposição. A nova terceira idade e suas ideias contemporâneas são protagonistas dessa tendência.
NOSTALGIA
A estética do antigo. Transmitindo o sentimento de segurança frente a tantas mudanças tecnológicas, a Nostalgia se torna uma tendência cada vez mais presente no dia a dia.
LIBERDADE SEXUAL
A sociedade está eroticamente emancipada. Como tendência, a Liberdade Sexual apresenta a queda dos tabus que envolvem o sexo e o erótico.
TERROR
O Terror gera Ibope. Chocando, criando polêmicas ou apenas extravasando emoções, a tendência Terror foge da realidade que nos permeia e instiga inúmeras sensações e sentimentos.