Projeto Futsal Social completa 17 anos | Universidade Feevale

Projeto Futsal Social completa 17 anos

31/05/2021 - Atualizado 17h52min

Ação socioeducativa, desenvolvida pela UJR e Universidade Feevale, atende 600 crianças em seis núcleos de Novo Hamburgo

foto

O projeto Futsal Social completa 17 anos nesta terça-feira, 1º de junho. Desenvolvido pela União Jovem do Rincão (UJR), em parceria com a Universidade Feevale e apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, a ação socioesportiva passou por diversas qualificações nesse período, que permitiram ao projeto expandir e aproximar os vínculos com seus educandos, famílias e escolas também durante a pandemia.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, o projeto tem um papel social e educacional muito importante, que utiliza o esporte e a inclusão social para o favorecimento da cidadania.

O Futsal Social é um dos projetos mais sensacionais, não apenas pelos seus 17 anos, mas pelo número de crianças e famílias envolvidas”, pontua. “Crianças e jovens transformam suas vidas, seus fazeres e idealizam um futuro melhor. No olhar de cada criança ali, vejo o futuro deste país. Que venham mais anos de comemorações e felicidade”, destaca.

Para o coordenador do projeto, Zeca Brochier, que está desde o início das atividades no projeto, o sentimento é de gratidão pelo projeto estar contribuindo positivamente na vida de tantas crianças e adolescentes. “Ampliamos e focamos na qualificação das nossas ações, especialmente nestes últimos 10 anos com a Lei de Incentivo ao Esporte, e vamos seguir agindo com responsabilidade para com nossos alunos e suas comunidades”, enfatiza. “É uma relação que traz benefícios a todos os envolvidos, unindo ensino e pesquisa em uma interlocução muito bem afinada e atenta às demandas e interesses das comunidades atingidas”, complementa Roberto Klering, líder do projeto na Feevale.

O projeto e sua atuação

Criado em 2004, o Futsal Social passou por três expansões. Elas proporcionaram ao projeto duplicar o número de beneficiados e de núcleos, chegando aos atuais 600 alunos, em seis diferentes comunidades de Novo Hamburgo: Boa Saúde, Canudos, Rondônia, Roselândia, Rincão e Vila Redentora. As aulas que acontecem por meio de dois encontros semanais.

Desde 2012 utilizando-se da Lei de Incentivo ao Esporte, o clube conseguiu implementar a qualificação da sua equipe de trabalho e ampliou a sua atuação e atenção sobre os beneficiários. Os vínculos ultrapassaram a relação do aluno e projeto e avançaram às questões escolares e familiares, aos acompanhamentos terapêuticos e aos encaminhamentos de alunos que o projeto realiza às Equipes de Rendimento da UJR/Feevale/Banrisul, ao Jovem Aprendiz e à Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

O Futsal Social conta, hoje, com uma equipe de 21 pessoas, entre acadêmicos, educadores e colaboradores das áreas de Gestão, Comunicação e Psicologia. Mais da metade deles são oriundos da extensão universitária, sendo nove bolsistas - seis de Educação Física, duas de Psicologia e um de Design -, além de um docente de Educação Física e um de Psicologia, que permitiram ao projeto seguir formando profissionais conscientes do seu papel na sociedade.

Mesmo durante a pandemia, o projeto manteve a sua atenção sobre os seus participantes. No período em que as atividades esportivas coletivas não estavam autorizadas no Estado, o projeto migrou as suas aulas para o formato on-line e promoveu outras ações para manter os vínculos ativos nos grupos das turmas no WhatsApp, reuniões virtuais com as famílias e as escolas e doação de cestas básicas às famílias mais impactadas pela pandemia. Na última semana, o Futsal Social retomou as aulas presenciais seguindo o protocolo da UJR aprovado junto à Prefeitura de Novo Hamburgo para evitar a disseminação do vírus da Covid-19 nas atividades.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.