Pesquisadoras da Feevale participam de Congresso Internacional de Comunicação na Costa Rica | Universidade Feevale

Pesquisadores da Feevale participam de Congresso Internacional de Comunicação na Costa Rica

26/07/2018 - Atualizado 27/07/2018 08h53min

Trabalhos serão apresentados no evento
 
A Universidade Feevale será representada por pesquisadores no XVI Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), até o dia 1º de agosto, em San José, na Costa Rica. O evento receberá as integrantes do núcleo de estudos Criança na Mídia, Marina Mentz e Vitória Brito dos Santos, acompanhadas pela coordenadora do grupo, professora da Instituição, Saraí Schmidt, além do professor Marcos Santuario, que representará o programa de pesquisa em Indústria Criativa. O Alaric abordará a temática Comunicação em sociedades diversas: horizontes de inclusão, equidade e democracia.
  
Saraí apresentará uma pesquisa recentemente realizada pelo núcleo sobre criança e consumo. "Estaremos levando o resultado de nossas pesquisas sobre a relação criança e mídia tendo como foco a problematização da cultura do sucesso. Esse é um trabalho coletivo que discute o impacto da mídia na constituição das identidades infantis contemporâneas", diz.  Essa pesquisa conta com o apoio da Universidade Feevale e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). 
 
Santuario estará no congresso para apresentar o artigo Jornalismo Regional e Transparência - Avaliação dos processos de accountability do Jornal NH utilizando o Sistema Q-Avalia, com a participação do docente da Feevale, Alisson Coelho, no programa de pesquisa em Indústria Criativa, dentro do projeto Observatório Cultural – Industria Criativa e Jornalismo. “Acompanhamos, sistematicamente as produções, dentro do Grupo Editorial Sinos, como exemplo de jornalismo local e regional, dentro do contexto global e em suas manifestações dentro da indústria criativa. Tudo isso tem gerado conteúdos que são utilizados no processo pedagógico em sala de aula, tanto na graduação quanto na pós-graduação”, relata.

A jornalista e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, Marina Mentz, explanará um estudo sobre a violência sexual contra crianças e jornalismo. “Muitas vezes, temas que nos causam desconforto ou tristeza são aqueles dos quais mais precisamos falar. A violência contra crianças, em minha área específica, a violência sexual, é uma coisa que provoca diversos sentimentos e dúvidas, mas que, justamente por isso, deve ser debatida”, defende.
 
Já a doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade, Vitória Santos, vai falar sobre o casamento de crianças no Brasil, que foi o tema de sua dissertação de mestrado. “Estou levando um recorte da pesquisa, em que falo sobre mídia, pobreza infantil e Direitos Humanos. É a primeira vez que vou participar da Alaic e estou com uma expectativa muito boa.  Poder debater um pouco mais sobre a conjuntura da América Latina vai ser muito importante para minha atual pesquisa de doutorado”, explica.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.