Ceaes Ernest Sarlet promove oficinas científicas em parceria com a Feevale | Universidade Feevale

Ceaes Ernest Sarlet promove oficinas científicas em parceria com a Feevale

26/07/2018 - Atualizado 17h22min

Com o objetivo de pensar em novas formas de enriquecer o trabalho de pesquisa e aprendizagem em Biologia, o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (Ceaes), em parceria com a Universidade Feevale, tem instigado a curiosidade nos alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. Localizado na Estrada do Wallahay, em Lomba Grande, o educandário, que ocupa 14 hectares de terra, oferece oficinas nas próprias unidades de ensino público, conforme prévio agendamento com as escolas e a organização com o meio acadêmico. 

“A parceria com a Feevale dá embasamento a nossas ações no Ceaes. Os educadores nos ligam e solicitam palestras de acordo com o tema desenvolvido em sala de aula e, então, elaboramos o melhor formato para os encontros”, falou a coordenadora administrativa e pedagógica Fabiane Melo. Para exemplificar, uma recente ação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Antônio Bemfica Filho, do bairro Petrópolis, teve como tema os aracnídeos conforme a grade de estudos dos estudantes. “A Feevale nos cedeu espécimes de aranha e as placas para a observação”, ressalta Fabiane. “E o projeto, mais uma vez, utilizou meios audiovisuais que servem de ferramenta para a estratégia pedagógica”, concluiu.

De acordo com a coordenação, outra via de conhecimento se dá em visitas ao Ceaes, quando são sugeridos aos alunos que tragam resíduos recicláveis como doação, para serem encaminhados ao Programa Catavida. Em troca, o grupo de visitantes recebe um kit de mudas de chás e temperos, que pode incluir, ainda, um jovem exemplar arbóreo. “No caso, a mobilização ocorre entre as famílias de determinado território e passa por um trabalho de sensibilização, com desdobramentos dentro da proposta de educação ambiental”, acrescenta. “Por meio dessas iniciativas, o Ceaes incentiva a adoção de espaços de uso comunitário, seja para o plantio de árvores ou à criação de hortas compartilhadas pelos moradores nos territórios.” 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.