III Seminário de Saúde está com inscrições abertas | Universidade Feevale

III Seminário de Saúde está com inscrições abertas

26/07/2018 - Atualizado 13h52min

Interessados devem se inscrever até o dia 26 de agosto, pelo site abaixo
 
A Universidade Feevale realizará o III Seminário de Saúde: atualidades nos cuidados paliativos, que visa proporcionar aos estudantes e profissionais da saúde a atualização científica promovida por um conjunto de palestrantes, que apresentarão um olhar multidisciplinar para a manutenção da qualidade de vida do paciente e seus familiares, entre outros assuntos. O evento acontecerá no dia 28 de agosto, terça-feira, das 9h às 21h, no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus II da Instituição. As inscrições vão até dois dias antes do início das atividades, e podem ser feitas pelo site abaixo, ou no Atendimento Feevale dos câmpus I e II. Mais informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou no site de inscrição.
 
Programação:
 
  • 9h - Solenidade de abertura
  • 9h15min - Palestra de abertura: O estado da arte nos cuidados paliativos, com Rodrigo Castilhos
  • 10h - Cuidados paliativos na pediatria, com Mariana Bohns Michalowski
  • 11h - Os direitos do paciente em cuidados paliativos, com Lisiana Carraro e Paula Leite Dutra
  • 13h30min - Mesa-redonda: Atuação interdisciplinar em cuidados paliativos, com Karoline Camargo Bragante, Karine Zancanaro Reys, Adivanio Cardoso Américo e Mariana Ermel Cordova
  • 14h50min - Aspectos psicossociais nos cuidados paliativos, com Carmen Esther Rieth
  • 16h30min - Espiritualidade e cuidados paliativos, com Valdir Pedde
 
Minicursos:
 
18h às 21h
  • Morte encefálica, com Cleber Ribeiro Álvares da Silva
  • Fisioterapia nos cuidados paliativos do paciente oncológico, com Karoline Camargo Bragante
  • Manejo nutricional em cuidado paliativo domiciliar, com Mariana Ermel Cordova
  • Manejo da morte e morrer, com Carmen Esther Rieth
  • Tratamento da dor no paciente em cuidados paliativos, com Vanessa Silva de Souza     
 
Ministrantes:
  •  Carmen Esther Rieth: graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), possui aperfeiçoamento de quatro anos em Psicossomática pela Universidade de Leipzig, da Alemanha, é professora da Feevale e coordenadora do Serviço Escola de Psicologia da Instituição.
  • Cleber Ribeiro Álvares da Silva: coordenador do curso de medicina da Universidade Feevale, mestre e doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e médico neuropediatra.
  • Lisiana Carraro: graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos, mestre em Direitos Fundamentais e professora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além de ser professora titular da Feevale. Lisiana também é doutoranda no Programa de Pós-graduação (PPG) em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Feevale, desenvolvendo pesquisa junto ao grupo de Psicologia, de Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental.
  • Mariana Ermel Cordova: nutricionista mestre em Ciências da Saúde pelo PPG da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e professora da Universidade Feevale. Mariana atuou como nutricionista assistencial do Hospital São José, trabalhando com pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e unidade de internação de pacientes neurológicos. Além disso, a docente tem experiência em pediatria (oncologia, pneumologia, cardiologia, nefrologia) no Hospital da Criança Santo Antônio e no paciente adulto na Unidade de Internação Cirúrgica do Hospital Santa Clara.
  • Karoline Camargo Bragante: graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista (IPA), possui especialização, moldes fellow, em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pela Fundação Antônio Prudente - AC Camargo Cancer Center, de São Paulo. É especialista em Fisioterapia em Oncologia pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) /Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO), e em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Coffito/Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (Abrafism); mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, realizou um período sanduíche no The Netherlands Cancer Institute, na Holanda.
  • Karine Zancanaro Reys: formada em Enfermagem e especialista em Enfermagem Oncológica pela Ulbra. Trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2007, onde atua na área de oncologia e gestão administrativa.
  • Mariana Bohns Michalowski: graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui especialização em Oncologia e Hematologia Pediátrica pela Université de Lyon e doutorado em Pediatria - Oncopediatria pela Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier), da França, onde trabalhou com alterações epigenéticas dos neuroblastomas e ependimomas da infância. Mariana trabalhou como chefe do Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio de Porto Alegre entre 2013 e 2015. É professora do Departamento de Pediatria na UFRGS e atua, principalmente, junto ao Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
  • Paula Leite Dutra: graduada em Medicina pela UFCSPA, médica especialista em Clínica Médica pelo Hospital Mãe de Deus, pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Hospital Albert Einstein e mestranda do PPG em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Vanessa Silva de Souza: formada em Enfermagem pelo IPA, mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano pela Universidade La Salle e doutoranda do Programa de Pós-graduação Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica da UFRGS. Vanessa já atuou como enfermeira assistencial em uma unidade de internação adulto-cirúrgico, ambulatório e centro de diagnóstico por imagem.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.