Pesquisadora da Feevale integra rede internacional sobre infâncias e adolescências | Universidade Feevale

Pesquisadora da Feevale integra rede internacional sobre infâncias e adolescências

18/08/2021 - Atualizado 13h57min

Sarai

Professora Sarai Schmidt é uma das fundadoras da Recria

Percebendo o crescimento dos estudos sobre a relação das crianças e dos adolescentes com a mídia, pesquisadoras de oito estados do Brasil e de Portugal criaram a Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). A iniciativa busca fomentar, a partir do olhar da comunicação, estudos, formações e atividades de extensão sobre modos como os mais jovens são representados pela mídia e sobre os usos que fazem dos diversos suportes e linguagens midiáticas. A professora dos Programas de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Sarai Schmidt, é uma das fundadoras da Recria.

A professora Sarai, pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura, destaca a importância desse trabalho em rede de colaboração entre as universidades: “A Feevale ter esse espaço de reconhecimento como uma das fundadoras desta Rede com inserção internacional é uma oportunidade de trocas muito significativa”, afirma. A Recria se organiza a partir de laboratórios e grupos de pesquisa distribuídos pelo país e, também, internacionais, que acolhem e realizam investigações diretamente relacionadas às interseções entre infância, adolescência e comunicação, com o olhar para a realidade brasileira, além de pesquisadores colaboradores de outras instituições.

Sarai aponta para a valorização do trabalho coletivo realizado na Feevale por meio do Grupo Criança na Mídia, que tem uma trajetória reconhecida na pesquisa articulada à extensão e ao ensino.

Temos investido muito nos esforços acadêmicos na solidificação de um trabalho com impacto científico reconhecido e inserção social na comunidade, colocando em pauta e problematizando a relação da Comunicação e as múltiplas infâncias”, destaca a pesquisadora.

A Recria possui três eixos de atuação, desenvolvendo ações no Brasil e, também, estabelecendo intercâmbio com países ibero-americanos e da lusofonia africana: a articulação entre pesquisadores, o estabelecimento de projetos de investigação e extensão conjuntos e a organização de eventos e de publicações. A rede se articula a partir da atuação de laboratórios e grupos de pesquisa, nos quais atuam suas fundadoras, seus orientandos e orientandas e demais pesquisadores. É possível acompanhar as atividades no site https://rederecria.com.br/, que traz, também, as principais publicações das pesquisadoras fundadoras e links úteis para quem se interessa pelo assunto.

Conheça os participantes da Recria: Criança na Mídia – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura, da Universidade Feevale; Epistemologia do Diálogo Social, da Universidade de São Paulo (USP); Ética na Sociedade de Consumo, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia - LabGrim, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Núcleo de Pesquisa em Jornalismo – Nupejor, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade - OPSlab, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo – PhiNC, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Sociedade mediatizada: processos, tecnologia e linguagem, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS.Nova, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH), em Portugal.

Saiba mais

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.