Pandemia de Covid-19 tem número recorde de novos casos pela segunda semana consecutiva no Vale do Sinos | Universidade Feevale

Pandemia de Covid-19 tem número recorde de novos casos pela segunda semana consecutiva no Vale do Sinos

18/12/2020 - Atualizado 16h29min

laboratório Microbiologia Molecular

Taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva na região subiu para 102%

O mestrado em Virologia da Universidade Feevale divulgou, nesta sexta-feira, 18, novo levantamento sobre a pandemia de Covid-19 no Vale do Rio dos Sinos. Os números apontam que as novas infecções seguem um ritmo de crescimento exponencial, com quase três mil novos casos confirmados entre os dias 12 e 18. A taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da região teve novo aumento, alcançando 102% nesta sexta-feira. Para a pesquisa, foram considerados os dados disponibilizados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do portal covid.saude.rs.gov.br.

O levantamento confirma o pior momento da pandemia desde o seu início, e que os novos casos estão em crescimento exponencial desde o final de novembro. Desde o dia 20 de daquele mês, as contagens ultrapassam os 2 mil a cada semana, chegando ao recorde de 2.929 nesta sexta-feira. Em números absolutos, a região do Vale do Sinos acumula um total de 40.423 casos confirmados e 761 óbitos, com 36 nesta semana.


casos novos semana

No gráfico, casos novos por semana desde junho. Confira a evolução da pandemia no Vale do Sinos no link: https://feev.as/f19c503


Conforme o professor do mestrado em Virologia da Feevale, Fernando Spilki, embora exista uma estabilização no número de óbitos, se mantém a saturação das UTIs e se observa o número recorde de casos novos pela segunda semana seguida.

A previsão é de crescimento do número de casos e de lotação das UTIs até o fim do ano, pelo menos”, afirma Spilki (confira projeções mais abaixo).

Já para a coordenadora do mestrado em Virologia da Feevale, Juliane Fleck, é inquestionável que estamos passando pela fase mais crítica da pandemia, e a preocupação aumenta com a chegada do final do ano, aliada ao comportamento social observado. Desde o início dos estudos de projeção, verifica-se um cenário crítico, mesmo nas previsões consideradas otimistas.

Embora muitos acreditem que já nos ‘sacrificamos muito’, tudo o que foi realizado até o momento, no intuito de evitar o colapso do sistema de saúde, corre o risco de ser insuficiente, se não tivermos um comportamento responsável. O intuito dos nossos estudos não é provocar o pânico, mas permitir que as decisões sejam tomadas de maneira responsável, embasadas em dados atuais, para que ninguém se sinta surpreendido”, ressalta Juliane.


Projeção do mestrado em Virologia mantém previsão de superlotação no Natal e Ano Novo

O mestrado em Virologia da Feevale atualizou as projeções para o número de casos de Covid-19 e das internações em decorrência da doença no Vale do Sinos no Natal e Ano Novo. O estudo, sob coordenação do professor Spilki e com apoio do epidemiologista Eduardo de Freitas Costa, projeta três cenários: um pessimista, um otimista e um médio. Em um cenário mais pessimista, a ocupação nas UTIs na região estaria em 123% no Natal, por exemplo, enquanto o número de casos novos chegaria a 4.310. Na primeira semana de janeiro, estes números chegariam a 127% e 4.903, respectivamente, se não forem tomadas medidas adicionais para conter o avanço da pandemia.

Para o cálculo, foram usados modelos de séries temporais para a predição semanal da porcentagem de ocupação em UTI (modelo de suavização exponencial), do número de casos e do número de internações (regressão com erros Arima, do inglês: Auto-regressive integrated moving average, ou em portugês, Modelo autorregressivo de médias móveis).

Confira as projeções:

projeções

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.