Oficina de artes estimula a liberdade de expressão e o olhar coletivo em alunos da rede pública | Universidade Feevale

Oficina de artes estimula a liberdade de expressão e o olhar coletivo em alunos da rede pública

19/10/2022 - Atualizado 10h52min

Atividade é desenvolvida por projeto social da Universidade Feevale

foto

O projeto social Cidade Viva: intervenção urbana como ato comunicacional, desenvolvido pela Universidade Feevale, realizou, em setembro e neste mês, a oficina A arte, o eu e o mundo. Estiveram envolvidos na atividade, que termina nesta quinta-feira, 20, os estudantes do quinto ano da escola Presidente de Moraes, de Novo Hamburgo. O objetivo é incentivar, por meio da arte e da educação, a liberdade de expressão de cada participante, manifestando sua subjetividade e criatividade, atravessadas por questões coletivas.

Ao todo, a oficina contou com cinco encontros, que foram divididos em dois momentos. A parte teórica, em que ocorreu a leitura de imagens com obras de arte contemporâneas, e as atividades práticas, que buscam desenvolver, por meio do olhar do estudante, a experimentação das imagens, através de técnicas de desenho e pintura. Além da questão pedagógica, com o ensino da arte, os trabalhos manuais foram períodos de troca de conhecimento entre os alunos envolvidos. De forma natural, eles trouxeram para debate, em sala de aula, os temas de interesse comum trabalhados nas oficinas, como a existência de diversos preconceitos e desigualdades sociais.

Segundo a acadêmica do curso de Artes Visuais da Feevale, Bibiana Bernasconi, responsável por ministrar a oficina, essa troca é fundamental para construir um ambiente mais saudável e empático, dentro e fora da escola.

A ideia é possibilitar um momento para que essas crianças possam expor suas opiniões e comecem a pensar sobre problemas da sociedade, assim como o seu papel dentro dela”, destaca Bibiana. “É um exercício para ir além do fazer arte e, através disso, poder desenvolver o olhar crítico e sensível, analisando como eles se enxergam e enxergam o mundo”, complementa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.