Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia | NITT | Universidade Feevale

Conheça o NITT

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia é um mediador na relação entre a Universidade e a Empresa, uma vez que desenvolve a cultura da inovação e do empreendedorismo ao articular a Universidade, órgãos estatais e empresas em torno de projetos de PD&I, com o objetivo de interligar as demandas provenientes do mercado com o conhecimento produzido na Instituição acadêmica.

Propriedade Intelectual

A Universidade Feevale investe na proteção da produção intelectual realizada dentro da Instituição. Por meio de sua Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, ela avalia e encaminha para depósito de patentes os projetos inovadores que gerem produtos ou processos.
A Resolução 04/2016, atualiza e regulariza essa política, estabelecendo os critérios de proteção e alocação de direitos de propriedade intelectual decorrentes de atividades de gestão, ensino, pesquisa, inovação, extensão e prestação de serviços. 
Para solicitar a avaliação sobre a possibilidade de depósito de patente de um projeto é necessário encaminhar e-mail para nitt@feevale.br, solicitando o formulário, o qual deve retornar preenchido para o mesmo e-mail.  
A partir daí a proposta será avaliada pelo Comitê de Propriedade Intelectual da Feevale. O comitê indicará se o projeto preenche os requisitos necessários para ser uma patente: ser novidade, ter atividade inventiva e aplicação industrial. Qualquer que seja a avaliação que se faça em relação às marcas e patentes, essa deve obrigatoriamente estar balizada pela Lei 9.279/96, também conhecida como Lei da Propriedade Industrial.
Sendo aprovado, o produto ou processo terá sua patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 
Nesse processo, a Instituição arca com todos os custos relativos ao depósito da patente e, em contrapartida, tem participação nos lucros em caso de o objeto da patente ser fabricado e comercializado no mercado.

Documentos para consulta

Questionário do Inventor

Visualizar

Resolução Nº 04/2016

Visualizar

LEI Nº 9279, DE 14 DE MAIO DE 1996

Visualizar

Projetos de Inovação

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia é um mediador na relação entre Universidade e Empresas, auxiliando na gestão e execução de projetos de inovação demandados por empresas e órgãos públicos. 
Se você possui um problema e/ou quer desenvolver um novo produto, processo ou serviço, O NITT é ideal para esses casos.
Por meio da pesquisa desenvolvida na Universidade, realizamos o acompanhamento de todas as etapas para o desenvolvimento do seu projeto, seja ele a solução de um problema empresarial ou até mesmo o lançamento de novos produtos e serviços. Além disso, oferece um ambiente para desenvolver o seu projeto.

Programa ONN de Inovação Aberta

Criar, empreender e mudar o mundo. Esse é o espírito do ONN, o programa de inovação aberta da Universidade Feevale. Imagine um espaço onde todos são estimulados a realizar suas ideias, criar startups e desenvolver a continuidade de novos negócios. Alunos, professores e empreendedores juntos criando uma sinergia inigualável, num ambiente permissivo e criativo solucionando todos os problemas de seus projetos. Ideias e empresas reais em uma Universidade, que está preparada para fazer sua criatividade acontecer.