Livro A Água está disponível, gratuitamente, para escolas | Universidade Feevale

Livro A Água está disponível, gratuitamente, para escolas

09/07/2020 - Atualizado 10h11min

Nova edição inclui a Carta de Novo Hamburgo, documento que mostra os problemas e desafios enfrentados pelo Brasil na área de recursos hídricos

livro

O livro A Água, que aborda os assuntos relacionados com a água de maneira sistêmica – como substância, como fundamento para a produção de alimentos e energia, e como um processo integrador através do ciclo hidrológico – tem nova edição publicada. De autoria de dois renomados pesquisadores, José Galizia Tundisi e Takako Matsumura-Tundisi, a obra está disponível, gratuitamente, para todas as escolas. O envio do livro, em PDF, pode ser solicitado pelo e-mail ppgqa@feevale.br.

Nesta edição, os autores incluíram um capítulo especial sobre águas urbanas, uma vez que cerca de quatro bilhões de pessoas vivem nessas regiões.

Essa realidade impõe novas oportunidades, conceitos e tecnologias para resolver e solucionar o complexo ciclo das águas nas áreas urbanas”, afirmam.

Também foi incluída a Carta de Novo Hamburgo, documento que resultou do simpósio Água e Saúde Humana, realizado no município do Vale do Sinos. No evento, organizado pela Academia Brasileira de Ciências, em parceria com a Universidade Feevale, foram debatidos os graves problemas e desafios enfrentados pelo Brasil na área de recursos hídricos e da interface com a saúde humana.

Publicada pela Editora Scienza, a obra pode ser usada por escolas e em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Também é útil para gestores e técnicos em meio ambiente e recursos hídricos, bem como para as pessoas que se interessam pelo problema da água, suas complexidades e gestão.

Além de mostrarem os usos da água, apontando os principais problemas referentes ao seu ciclo, os autores disponibilizam um glossário no final do livro, onde explicam os termos utilizados.

Foi feito um esforço para promover uma visão sistêmica, sintética e útil sobre um recurso natural essencial à sobrevivência das espécies, incluindo a humana, e vital para o funcionamento equilibrado do planeta”, destacam os pesquisadores.

Sobre os autores
José Galizia Tundisi é professor do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale, Ele trabalhou em 40 países, em projetos de conservação e restauração de recursos hídricos, gestão de lagos e represas, desenvolvimento sustentável e formação de recursos humanos em Ecologia, Limnologia, Oceanografia e Ciências Ambientais. Também foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) – Escola de Engenharia de São Carlos.

Takako Matsumura-Tundisi é especialista em Limnologia, Recursos Hídricos e Biodiversidade Aquática, tendo trabalhado em inúmeras represas e lagos do Brasil. Seus estudos sobre a distribuição geográfica do zooplâncton de águas interiores e suas relações com a poluição e eutrofização são internacionalmente reconhecidos. É professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos, na área de Ciências Biológicas, e diretora científica do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.