Egressa da Feevale participa de projeto arquitetônico de restauração da Capela Santo Antônio de Castro | Universidade Feevale

Egressa da Feevale participa de projeto arquitetônico de restauração da Capela Santo Antônio de Castro

08/07/2020 - Atualizado 15h51min

Capela, localizada no interior de Carlos Barbosa, é um dos patrimônios históricos mais importantes do município

capelaFoto: Mart Produtora

Com o intuito de preservar o patrimônio cultural relativo à imigração italiana, a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, Cristiane Rauber, participou do desenvolvimento do projeto arquitetônico de restauração da Capela Santo Antônio de Castro, localizada na cidade de Carlos Barbosa. Finalizada em 2018, pelo escritório Escaiola Arquitetura Rara, que é composto por Cristiane e pelos arquitetos e urbanistas Juliana Betemps e Pablo Uez, a iniciativa do projeto foi da Associação L'more di Colonia, responsável pelo roteiro de turismo rural na Comunidade de Santo Antônio de Castro.

A capela de Santo Antônio de Castro, um dos patrimônios históricos mais importantes do município, passa por um projeto de restauro orçado em R$ 900 mil. A igreja é um dos registros centenários da colonização italiana no interior de Carlos Barbosa, construída em 1916. A capela integra o roteiro de turismo rural L’Amore di Colonia e a associação que opera o itinerário está encabeçando uma campanha para financiar a obra. O projeto foi cadastrado junto à Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que aprovou a captação de R$ 881.537,48. A proposta é que empresas participem do projeto de restauração, destinando percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Cristine afirma que os trabalhos socais sempre chamaram muito a sua atenção e acredita que isso teve influência na escolha da profissão.

A Universidade Feevale carrega em si a força de um povo. Sempre foi, e sempre será, uma universidade que tem em suas veias a vocação social”, declara.

Documentário Projeto de Restauro da Capela de Santo Antônio de Castro
Realizado pela empresa Mart Produtora Audiovisual, o documentário retrata a hospitalidade da comunidade do interior de Carlos Barbosa e o envolvimento das pessoas com esse importante e tão significativo patrimônio da colonização italiana. O vídeo faz parte de uma série criada pela empresa Escaiola Arquitetura Rara, chamada Patrimônio em Foco. Interessados em assistir ao curta-metragem podem acessar o link www.facebook.com/escaiolaarquiteturarara.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.