Estudantes elaboram propostas inovadoras para habitações sociais | Universidade Feevale

Estudantes elaboram propostas inovadoras para habitações sociais

08/07/2020 - Atualizado 21h10min

Soluções foram desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale

Arquitetura

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale foram desafiados a encontrarem soluções originais e inovadoras para a construção de moradias econômicas para a população. Na disciplina de Projeto Arquitetônico VII, os estudantes criaram 20 propostas de empreendimentos imobiliários neste semestre.

Foto2

Orientada pelos professores Eduardo Schneck e Juliana Cruz, a turma foi estimulada a propor projetos para o déficit habitacional que há no país, com foco na sustentabilidade, em casas elaboradas a partir de soluções econômicas, sociais e ambientalmente viáveis. Para a elaboração dos trabalhos, os estudantes consideraram, especialmente, a alta demanda por projetos de habitação social, as dificuldades enfrentadas pelos municípios para empreender soluções e a busca por iniciativas inovadoras.

A partir dessa análise, surgiram as Unidades Habitacionais de Interesse Social (UHIS), pensadas em diferentes tipos e para atendimento de demandas específicas, promovendo moradias dignas que atendam ao direito de todos ao acesso à cidade”, explica Schneck. “Elas são adaptáveis a qualquer situação de Regularização Fundiária Urbana de Cunho Social (ReurbS), podendo ser construídas em qualquer terreno, respeitando a cultura local e a forma de ocupação dos espaços pelas comunidades que residem em assentamentos precários”, complementa.

Foto 3

As habitações foram criadas a partir de problemas reais e seus projetos arquitetônicos difundidos de acordo com o local, tamanho, possibilidades e número de moradores. Os modelos criados são: Casa embrião (permite ampliação da casa empregando identidade à moradia); Kit autoconstrução (autoconstrução assistida); Radicalmente sustentável (autonomia da moradia e atende às necessidades mínimas de sobrevivência da família abrigada); Multimodular (diferentes configurações para construção de edificações multifamiliares); Kit centro (unidades habitacionais mínimas que ocupam espaços centrais da cidade de forma disseminada); Kit morador de rua (unidades habitacionais mínimas, especialmente pensadas para moradores de rua); Adaptável a situações de alagamento (moradias que se adaptem a situações de alagamento e inundação); Adaptável a situações de relevo acentuado (moradia para locais com relevo acentuado, segurança aos moradores com mitigação de riscos para o local).

Segundo a professora Juliana, as propostas apresentaram alto grau de desenvolvimento.

Elas chegaram à etapa de projeto executivo e detalhamento completo, em que vieram à tona soluções originais e inovadoras para solução de um problema tão grande quanto complexo, que é a falta de moradias dignas no país”, enfatiza.

Confira os trabalhos dos acadêmicos:

Habitações sociais

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.