Feevale integra rede internacional de pesquisa sobre o tratamento de água | Universidade Feevale

Feevale integra rede internacional de pesquisa sobre o tratamento de água

03/05/2021 - Atualizado 17h57min

Instituição de Novo Hamburgo compõe o grupo a partir de pesquisa realizada em conjunto com a Universidade de Buenos Aires

foto

A Universidade Feevale firmou convênio de cooperação com a Universidade de Buenos Aires (UBA). O acordo é resultado de uma pesquisa liderada pelo professor Marco Antônio Siqueira Rodrigues, coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale, e pela docente Graziela González, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da UBA.

O estudo está inserido em uma rede de pesquisa internacional chamada Processos de membranas como melhores técnicas disponíveis para reuso de água e de insumos - Aquamemtec, que busca criar uma cooperação internacional no tema de reaproveitamento e tratamento de água. Rodrigues explica que a pesquisa explora os processos de separação por membranas, que são avaliados para casos específicos de efluentes e águas residuais.

O objetivo é estabelecer linhas de tratamento híbrido, que apliquem um ou mais processos de tratamento, visando alcançar a maior taxa de recuperação de água possível”, afirma.

Além da Feevale e da UBA, a rede é composta por sete grupos de pesquisa de universidades ibero-americanas, que têm seus projetos financiados pelo Programa Ibero-Americano de Ciências e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted). A rede ainda conta com 10 empresas para que a temática seja balizada na perspectiva de demanda e pela busca de soluções viáveis no campo econômico e tecnológico.

Para o professor, aprovar o projeto em um edital internacional de financiamento de projetos de pesquisa junto ao Cyted demonstra a maturidade científica do programa de pós-graduação da Feevale.

O desenvolvimento desse tipo de rede de pesquisa possibilita aos alunos do programa a interação direta com pesquisadores de outros países, bem como a possibilidade de realização de estadias de pesquisa nas universidades participantes do projeto”, enfatiza.

Além de fortalecer a cooperação acadêmica da Universidade com instituições de países vizinhos, a parceria entre a Feevale e a UBA permite o intercâmbio de professores e docentes nas duas universidades, com o propósito de realizar conferências, pesquisas em colaboração e participação em cursos de graduação e de pós-graduação. Além disso, possibilita a realização conjunta e o fomento de estudos e projetos científicos em temas de interesse comum, a promoção de eventos científicos e culturais e, ainda, a coorientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.