Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais | Universidade Feevale

Sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais é vinculado ao Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) da Feevale. Ele desenvolve estudos avançados na área de concentração em desenvolvimento tecnológico em materiais e tem como linhas de pesquisa a otimização de processos industriais e o desenvolvimento e caracterização de materiais.

Por esta razão, a área de concentração exige uma abordagem multidisciplinar que será desenvolvida a partir das áreas da química, da física e das engenharias. A área de concentração visa, portanto, formar profissionais que articulem práticas investigativas para alcançar a resolução de problemas e que transfiram o desenvolvimento tecnológico e as inovações ao setor produtivo, por meio de sua qualificação.
Banner central - área de concentração

Área de concentração: Desenvolvimento Tecnológico em Materiais

A área de concentração, a partir de uma abordagem interdisciplinar gerada pela convergência das áreas das Engenharias, da Química, da Matemática, da Física e da Saúde, visa formar profissionais que articulem práticas investigativas avançadas para resolver problemas por meio de sua qualificação para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação no setor industrial e na sociedade.

Objetivos

  • Formar profissionais na área de Materiais aptos a atuarem na indústria e na academia;
  • Qualificar continuamente o corpo docente com perfil interdisciplinar e inovador que contribua com estudos na área de concentração Desenvolvimento Tecnológico em Materiais;
  • Desenvolver soluções tecnológicas inovadoras a partir da transferência de conhecimento interdisciplinar para o setor industrial;
  • Contribuir para a adequação das empresas à evolução tecnológica mediante o aprimoramento de seus recursos humanos;
  • Promover a competitividade do setor industrial por meio da melhoraria da qualidade de seus produtos e processos, visando consolidar sua posição no cenário nacional e mundial;
  • Estabelecer-se como referência, no que tange às pesquisas científica e tecnológica, à formação e à difusão de conhecimentos na Área de Concentração, por meio do estabelecimento de uma relação permanente com interlocutores internos e, em especial, externos à Instituição, e da formulação de projetos de cooperação com empresas e instituições nacionais e internacionais.

Público-alvo

Diplomados em Engenharia Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Metalúrgica e de Materiais, em Farmácia, Física, Matemática, Química, Design e áreas afins que atuem no desenvolvimento de materiais e processos industriais.

banner central - área de atuação

Áreas de Atuação

  • Corrosão e revestimentos metálicos;
  • polímeros;
  • novos materiais;
  • combustão;
  • adaptação de tecnologia;
  • análises de processos;
  • eficiência térmica;
  • reutilização de resíduos;
  • materiais cerâmicos, metálicos, biomassa e resíduos industriais;
  • processamento em couro;
  • biomateriais;
  • simulação de materiais.

Perfil do Profissional


O egresso deverá estar apto para:

  • O desenvolvimento de investigações em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, a partir das linhas de pesquisa propostas;
  • A proposição de materiais, produtos e processos inovadores;
  • Atuação em pesquisa aplicada em indústrias e nas IES da região e do país de maneira a disseminar a interação da academia com a sociedade;
  • O desenvolvimento de soluções tecnológicas e a promoção da transferência de conhecimento interdisciplinar para o setor industrial;
  • A contribuição e para a adequação das empresas à evolução tecnológica;
  • A promoção da competitividade do setor industrial (a melhoria da qualidade de produtos e processos).

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo 2019/01 para ingresso em 2019/02
 Inscrições pela internet 16/04 (terça-feira) a 10/06/2019 (segunda-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa 14/06/2019 (sexta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (2ª etapa) 25 e 26/06/2019 (terça e quarta-feira)
Divulgação do Resultado Final26/06/2019 (quarta-feira), após às 18h
Matrículas08 a 13/07/2019 (segunda a sábado)
*Cronograma sujeito a alteração.

Editais abertos

Histórico

O Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais foi recomendado pela CAPES por meio do Ofício N.º 086-12/2008/CTC/CAAIVCGAA/DAV. A implantação do Mestrado ocorreu em março de 2009, quando iniciaram as atividades docentes. E, desde então, os docentes juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão vem investindo em pesquisa aplicada para qualificar o curso e torná-lo referência de mestrado profissional na área de materiais.
O Mestrado teve origem em atividades desenvolvidas pelos pesquisadores do Grupo de Materiais, que buscavam desenvolver e caracterizar materiais existentes e novos materiais para o desenvolvimento de produtos e de processos de fabricação por meio de pesquisa, visando atender às demandas tecnológicas da região. 
Pode-se dizer, ainda, que o Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais surgiu, principalmente, para atender a demanda da região do Vale do Rio dos Sinos de ter um mestrado profissional que possibilitasse a integração Universidade-Empresa. Com o amadurecimento do curso, essa integração expandiu-se, possibilitando parcerias em outras regiões.
Dessa forma, o Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, consciente de seu papel comunitário e co-responsável pelo desenvolvimento social, econômico, educacional e tecnológico da Região em que está inserido e devido à sua interação com as empresas, visa a atender à necessidade de inovação e competitividade através da pesquisa aplicada, uma vez que o Curso pretende interferir nos processos industriais para torná-los mais eficientes por meio da capacitação de profissionais qualificados.

Comissão de coordenação

Coordenador: Marco Antonio Siqueira Rodrigues.

Coordenador substituto: Carlos Leonardo Pandolfo Carone. 

Representante docente: Fernando Dal Pont Morisso.

Representante docente: Claudia Trindade Oliveira.

Representante discente Mestrado: Eduardo Vinícius Petry.

Representante discente Doutorado: Fabiano de Lima Nunes.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais