Cerimônia realizada no Câmpus II celebrou a formação de 16 profissionais para atuação no cuidado à população idosa
A Universidade Feevale realizou, nesta terça-feira, 12, no Câmpus II, a cerimônia de encerramento do curso Fortalecendo o cuidado: capacitação para cuidadores de pessoa idosa. A formação, promovida por meio do Feevale Up, contou com recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi), viabilizados através de edital público da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. O objetivo da formação é capacitar cuidadores para atuação com a população idosa, desenvolvendo ações de promoção à saúde, prevenção, apoio à recuperação e reabilitação, contribuindo para o envelhecimento digno e ativo.
No total, 16 pessoas concluíram o curso e receberam certificados. Pela Feevale, estiveram presentes na cerimônia o reitor José Paulo da Rosa, a diretora de Inovação Manuela Bruxel, e a coordenadora do curso de Enfermagem Maristela Cassia de Oliveira Peixoto. Esteve presente, também, a coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Cátia Siqueira.
Durante a solenidade, o reitor José Paulo destacou a importância da formação. “Parabenizo todos os formandos. O tema que nos reúne é extremamente relevante. Envelhecer com dignidade exige profissionais qualificados e sensíveis, e essa formação credencia vocês com competência e responsabilidade. Desejo muito sucesso nessa nova jornada”, expressou. Já Cátia celebrou mais uma turma formada no curso. “É uma grande alegria participar de mais uma formatura desse curso aqui na Feevale. Cumprimento a todos os formandos e parabenizo a Feevale pelo compromisso com a formação de qualidade. Esse curso é fundamental, pois prepara profissionais para uma área essencial e em crescimento”, destacou.
A cerimônia contou com a palestra Envelhecer com dignidade: o papel dos cuidadores e o desafio do envelhecimento ativo. A mediação ficou por conta de Ígor de Oliveira Lopes, doutorando e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale, enfermeiro e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Gerontologia da Universidade. As palestras foram conduzidas por Djuli Margô Naissinger Sidekum, quiropraxista, doutoranda em Neurociência e pesquisadora em envelhecimento e movimento, e por Yasmin Daniele Garcia, doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale, psicóloga, neuropsicóloga e pesquisadora na área de gerontologia.