Curso de Jogos Digitais desenvolve objetos educacionais para a Escola de Aplicação | Universidade Feevale

Curso de Jogos Digitais desenvolve objetos educacionais para a Escola de Aplicação

08/07/2020 - Atualizado 09/07/2020 09h04min

Projeto foi desenvolvido dentro da plataforma Minecraft Education, que permite criatividade e inovação em um ambiente digital imersivo

minecraft

A fim de aprender sobre os princípios de projeto em jogos digitais e as ferramentas para o seu estudo, acadêmicos do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale desenvolveram objetos educacionais, que estão sendo utilizados por estudantes da Escola de Aplicação Feevale. Foram criados dois jogos educativos, por 18 alunos da disciplina de Introdução aos Jogos Digitais, para auxiliar, inicialmente, nas aulas de duas turmas da Escola.

O projeto foi desenvolvido dentro do Minecraft Education, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos que promove criatividade, colaboração e solução de problemas em um ambiente digital imersivo. Orientados pelo professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, os acadêmicos realizaram o projeto em três etapas: um momento de conversa, em que puderam trocar ideias com alguns docentes da Escola para a elaboração dos jogos; a fase de testes em sala de aula, em que os professores apresentaram os mapas do jogo aos estudantes e os orientaram sobre o mesmo; e a fase de retorno, que, após o uso da ferramenta, os estudantes apresentaram durante as aulas virtuais o que construíram e aprenderam ao decorrer da construção coletiva.

Dentro da plataforma há um diário de campo, que permite que o estudante fotografe as construções feitas e anote o que fez. Após o término do jogo, esse documento pode ser exportado para o Blackboard para que os docentes avaliem o aprendizado dos estudantes. Os objetos educacionais, criados para as turmas do 1º e 3º ciclo do Ensino Fundamental, foram: Entre o campo e o asfalto, que trabalha as zonas rurais e urbanas de Novo Hamburgo; e Água mole, pedra dura que envolve estudos sobre habilidades BNCC relacionadas às camadas da atmosfera, o ciclo da água, o ciclo das rochas, fósseis e extração de minérios.

Para o professor Pinheiro, o Minecraft Education permite uma experiência enriquecedora sobre construção coletiva.

Essa união entre a Universidade Feevale e a Escola de Aplicação é essencial. Um espiral de inovação que permite uma vivência sofisticada, que pode ser reprisada em outros momentos”, afirma.

Segundo a diretora da Escola de Aplicação, Janine Vieira, a aprendizagem precisa ser construída a partir de fenômenos e é preciso motivar os estudantes para que qualifiquem suas aprendizagens. "O jogo é uma ótima oportunidade para que isso aconteça. Assim, as habilidades são desenvolvidas de uma maneira divertida e significativa. Com essa iniciativa do curso, todos saem ganhando”, finaliza Janine.