A iniciativa visa indicar pontos turísticos que tenham a inclusão como prioridade, promovendo experiências mais acolhedoras
O projeto Autistando pelo Mundo foi idealizado por Vitória Ariane Heydrich Machado Carvalho, egressa do curso de Turismo da Universidade Feevale. A iniciativa nasceu a partir de pesquisas realizadas em 2021, durante a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta do projeto é possibilitar que pessoas com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista tenham acesso a informações sobre a acessibilidade de diferentes locais antes de visitá-los.
Por meio de seu blog Autistando pelo Mundo, Vitória, que é autista, compartilha avaliações dos lugares que visita durante viagens em família. Ela descreve suas primeiras impressões e analisa a acessibilidade dos ambientes turísticos. As análises consideram aspectos como estrutura física adaptada, atendimento inclusivo por parte das equipes, respeito à diversidade e existência de políticas públicas de inclusão. Também são observados benefícios como auxílios e descontos oferecidos para o público com deficiência e famílias atípicas.
Entre os destinos avaliados, destacam-se importantes atrações turísticas da Serra Gaúcha e experiências em Santa Catarina. O blog possui a aba Experiências Inclusivas, um espaço reservado para receber avaliações dos leitores. Vitória afirma que o projeto já tem recebido feedbacks positivos. “As pessoas estão sendo bem solícitas e acolhedoras. Ainda existem poucas iniciativas voltadas especificamente para esse nicho, então acredito que o blog supre uma necessidade real”, reitera. “O fato de eu ser autista e turismóloga formada traz mais credibilidade e respeito ao projeto”, complementa.
As avaliações podem ser conferidas diretamente no blog, que também está presente no Instagram e no Facebook, com o mesmo nome: Autistando pelo Mundo.