O grupo participará de atividades no Noroeste do país entre os dias 8 e 27 de julho
Na manhã desta terça-feira, 8, um grupo de acadêmicos e professoras da Universidade Feevale embarcou rumo ao município de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, para participar da Operação Amazonas, iniciativa do Projeto Rondon. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da cidadania entre estudantes universitários por meio de ações comunitárias.
A Feevale foi selecionada para integrar a operação, que ocorre entre os dias 8 e 27 de julho, na região da Calha dos Rios Negro e Solimões. O grupo é formado por oito estudantes de diferentes cursos das áreas da Saúde e Comunicação, acompanhados pelas professoras Magali Pilz, do curso de Fisioterapia, e Maristela de Oliveira Peixoto, coordenadora do curso de Enfermagem.
Durante a missão, a equipe da Feevale irá desenvolver oficinas relacionadas ao Conjunto Temático “A”, que abrange os eixos de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. As ações são promovidas por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da Universidade.
Confira as principais atividades previstas:
Cultura – Formação de agentes multiplicadores para desenvolver ações que valorizem o cidadão, a cultura local e incentivem o intercâmbio de saberes.
Direitos Humanos e Justiça – Capacitação de gestores públicos, conselheiros e lideranças comunitárias em políticas sociais. As atividades incluem combate ao trabalho infantil, à exploração sexual de crianças e adolescentes, além da estruturação de conselhos municipais e ações de prevenção à violência.
Educação – Formação de educadores do ensino fundamental e médio em temas como metodologias de ensino, mediação de conflitos, aprendizagem inclusiva e distúrbios de aprendizagem.
Saúde – Capacitação em vigilância e atenção à saúde em todos os ciclos de vida, com foco em imunização, hábitos saudáveis, prevenção de doenças crônicas e uso de tecnologias para telemedicina.
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que visa integrar estudantes universitários ao processo de desenvolvimento nacional. Por meio da aplicação de soluções sustentáveis, busca-se promover a inclusão social, reduzir desigualdades regionais e fortalecer a soberania nacional. Um dos principais objetivos do projeto é formar cidadãos conscientes, incentivando a criação de projetos locais em parceria com as comunidades atendidas.