Iniciativa da Câmara Municipal de Novo Hamburgo reproduz processo de eleições para estimular estudantes a exercer a cidadania
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, acompanhou os dois momentos (manhã e tarde) do projeto Vereador Mirim na Escola de Aplicação da Feevale nesta terça-feira, 8. A iniciativa da Câmara Municipal de Novo Hamburgo reproduz eleições de forma realista, com urnas eletrônicas, para estimular a consciência política e a cidadania de estudantes.
Ele conversou com os pequenos eleitores sobre a importância da participação política e da familiarização com a dinâmica das urnas eletrônicas. “O exercício de termos eleitores e candidatos contribui para a formação dos jovens e para uma nova sociedade que valorize o papel fundamental do poder legislativo”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Cristiano Coller, parabenizou os estudantes que colocaram seus nomes à disposição como candidatos, ressaltando que, mesmo aqueles que não forem eleitos, saem ganhando em experiência e aprendizado. Presente ao evento, a vereadora Professora Luciana Martins elogiou as propostas apresentadas pelos alunos e revelou que seu primeiro projeto aprovado foi inspirado em uma proposição de uma vereadora mirim de 2017.
Aos 10 anos, o estudante Luc Machado destacou a importância do voto e contou que ser mesário foi mais fácil do que imaginava. A diretora da escola, Janaína Regra, também celebrou o momento. “É muito importante que cada um traga suas propostas e possa refletir sobre o futuro. O projeto Vereador Mirim contribui para melhorar a educação e trazer novas ideias para a sociedade”, destacou.
Confira os eleitos:
-Bianca Cardoso Corneli
-Paloma Mendieta Schneider
-Antônia Roza da Silva