Setor passa a atender no térreo do prédio Lilás, no Câmpus II
A Universidade Feevale inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 20, o novo espaço da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII). Localizado no térreo do prédio Lilás, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), o ambiente foi projetado para receber os estudantes e intercambistas de forma acolhedora, moderna e funcional. Até então, a equipe exercia suas atividades no quarto andar do mesmo prédio, em um espaço com menor visibilidade.
Projetado com o conceito 360º e transparência visual entre os ambientes, o novo local foi criado para, além de acolher e inspirar a comunidade acadêmica, ampliar a divulgação das diversas modalidades de intercâmbio oferecidas. Com localização estratégica, o espaço incentivará vivências que expandem conhecimentos, perspectivas e experiências acadêmicas.
Na cerimônia de inauguração, o reitor José Paulo da Rosa salientou que este é um dia de grande alegria para toda a comunidade acadêmica, pois foi materializada uma ideia que coloca o estudante em contato direto com a proposta da Feevale. “A nova localização da sala da DRII dá, aos nossos estudantes, acesso às oportunidades”, afirmou. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pela Instituição no sentido de ampliar a oferta de bolsas para mestrados e doutorados para receber estudantes do exterior e, também, de enviar os alunos da Feevale para experiências em outros países.
A diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, lembrou que um mundo interconectado deve estar integrado à formação dos alunos e que a Feevale oferece internacionalização em todos os níveis. “Por meio de uma grande rede de cooperação temos parcerias importantes, como com a Universidade de Bologna, na Itália, instituição fundada em 1088", disse ela, ressaltando a importância dos laços com entidades que têm força histórica. Ela ainda citou a parceria com a Finlândia, que em 2025 completa 20 anos, além de relações com países de todos os continentes.
“É com grande satisfação que vemos a Universidade Feevale como uma referência não somente local, mas mundial. As pessoas e, nesse caso, quem construiu este caminho, são lembradas pelo trabalho realizado, e o conhecimento é necessário para trilhar qualquer estrada. Isso passa pelos intercâmbios e pelas relações internacionais", frisou o vereador de Novo Hamburgo Felipe Kuhn Braun, formado em Jornalismo pela Instituição e participante de um intercâmbio em 2006.
Em depoimento por vídeo, o diretor de Relações Internacionais da Universidade de Santo Tomás, do Chile, Roberto Lafontaine, disse que a Universidade Feevale é mais que uma parceira, é uma instituição amiga. “Ao longo dos anos, contabilizamos a participação de mais de 4.500 alunos em nossas atividades conjuntas. Muito obrigado por essa parceria que é tão importante para a Santo Tomás e, também, para o relacionamento entre Brasil e Chile”, contou.
O professor Daniel Schmidt, da IST - Höschule für Management, da Alemanha, falou, também por mensagem enviada, que a abertura deste novo espaço marca mais do que a criação de um escritório físico; é o compromisso em construir pontes entre culturas, promovendo a excelência acadêmica e capacitando os estudantes a expandirem seus horizontes além de seus próprios países. “O novo escritório será um lugar onde a curiosidade encontra a oportunidade, onde novas ideias nascem e onde os estudantes dão seus primeiros passos na arena global”, complementou.
Também estiveram presentes o ex-presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Francisco Stürmer; o superintendente executivo Roberto Sarquis Berte; e os pró-reitores Maria Cristina Bohnenberger (Ensino) e Fernando Spilki (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão); além de diretores, professores, intercambistas, funcionários e alunos da Feevale.
**Atividades comemorativas** Ao longo desta quarta-feira, 20, ocorrerão diversas atividades abertas aos estudantes e à comunidade. Até as 14h acontece uma feira de culturas. Das 16h às 18h30min, será realizada uma mentoria de carreiras internacionais, com Giordana Fogaça Bido, graduada em Comunicação pela Northwestern University (EUA) e mestranda em Estratégias de Comunicação pela Universidade de Pádua (Itália). Ela morou no Brasil, Catar, Estados Unidos e Itália e é fluente em três idiomas. À noite, das 19h às 20h30min, haverá o bate-papo “Intercambiei, and you?”, com Natália Cristina Wolffenbüttel, Pietra Hoppen Vier e Rodrigo Tressoldi. Natália é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Feevale e, neste ano, participou de um intercâmbio acadêmico na Concordia University of Edmonton, no Canadá. Pietra é graduada em Educação Física pela Feevale e, em 2023, realizou intercâmbio acadêmico na Universidade da Beira Interior, em Portugal. Já Rodrigo é graduado em Enfermagem pela Feevale e está cursando uma pós-graduação em Emergência Médica e Catástrofes no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.
Internacionalização da Feevale
Criada em 2003, a DRII desempenha um papel fundamental na consolidação e expansão das conexões globais da Feevale, que hoje possui mais de 160 instituições parceiras em 32 países, com cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão. Além de estabelecer colaborações estratégicas que fortalecem a atuação da Instituição no cenário acadêmico e científico nacional e internacional, o setor é responsável pela organização e suporte de intercâmbios, programas de dupla titulação e estágios no exterior, entre outras ações.
Ao longo dos anos, a internacionalização tornou-se um eixo estruturante da atuação institucional. A seguir, alguns momentos dessa trajetória, desde os primeiros acordos até a consolidação de uma política consistente e transversal de internacionalização acadêmica.
- 1990 - Cooperação com a Palmer College of Chiropractic, dos EUA, viabilizando o primeiro curso de Quiropraxia do Brasil
- 1999 - A Feevale passa a ser centro universitário
- 2000 - Primeira turma de formandos da Feevale em Quiropraxia, com apoio da Palmer West California
- 2001 - Cooperação com universidades do Quebec (Canadá) em projetos de empreendedorismo e desenvolvimento regional
- 2003 - Criação da então Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e missão Irlanda e Inglaterra (inovação, parques tecnológicos e desenvolvimento regional) 2004 - Missão às tecnópoles francesas (Troyes, Chambery e Orleans), com foco em tecnologia, cultura e desenvolvimento regional, e cooperação latino-americana (Uruguai, Argentina e Chile)
- 2005 - Missão à Finlândia (Ministério da Educação, fundação de pesquisa, universidades Tampere e Hamk) para conhecer o modelo educacional e fomentar parcerias
- 2006 - Missão à Ásia e à Oceania, em parceria com a Dongseo University (Coreia do Sul)
- 2007 - Início do programa de intercâmbio emissivo de graduação, com os primeiros alunos participando de programas de graduação no Chile
- 2010 - Credenciamento da Feevale como universidade
- 2013 - Strategic Partnership Seminar, com instituições da China, Dinamarca e Finlândia
- 2016 - Criação da Beyond Alliance for Knowledge, com a Häme University of Applied Sciences (Hamk), da Finlândia, e a Via University College, da Dinamarca. Universidade Feevale também foi recredenciada, tendo conquistado conceito 5 no indicador de internacionalização
- 2017 - Feevale atinge a marca de 100 convênios internacionais
- 2019 - Feevale passa a integrar o United Nations Academic Impact (Unai)
- 2020 - Projeto Finland Education Experience, com capacitação de professores da rede pública do município de Esteio em práticas pedagógicas finlandesas
- 2021 - Intercâmbios virtuais (programa com a Argentina, Colômbia, Espanha e México, com a participação de 1.835 estudantes). Lançamento do programa Mentored Teacher Education (MTE), em parceria com a Tampere University, baseado nas metodologias finlandesas
- 2022 – Inilat, iniciativa latino-americana para a internacionalização da educação superior, plataforma acadêmica que integra a Feevale e outras 582 instituições latino-americanas
- 2023 - Conexão latino-americana, com ampliação de parcerias com Colômbia, Equador e Peru 2024 - Primeira turma formada pelo Mentored Teacher Education (MTE), reafirmando a inovação e a qualidade acadêmica com base internacional. Multiplicação das metodologias finlandesas no Peru, por meio do programa “Mentoría en Educación: desafíos y oportunidades''
- 2025 - Comemoração de 20 anos de colaboração com a Finlândia