Acadêmicos de Engenharia Química e Ciências Biológicas participaram de estágio internacional promovido pela Universidad Santo Tomás, do Chile
Durante o recesso acadêmico de inverno, dois estudantes da Universidade Feevale participaram das Pasantías Virtuales Internacionales, uma iniciativa promovida pela Facultad de Ciencias da Universidad Santo Tomás, do Chile. A experiência aconteceu entre os dias 22 de julho e 11 de agosto, com atividades remotas ligadas a projetos científicos nas áreas de ciências biológicas e química.
O programa oferece aos alunos a oportunidade de acompanhar e colaborar com pesquisas acadêmicas conduzidas por docentes da instituição chilena. A parceria permite que os estudantes ampliem seus conhecimentos, desenvolvam habilidades técnicas e experimentem uma vivência internacional sem precisar sair do país. Representando a Feevale, participaram os estudantes Christian Feil Voss, do curso de Engenharia Química, e Larissa Hoff Schulz, do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado.
Experiência internacional sem sair de casa
Voss, aluno do 6º semestre de Engenharia Química, contribuiu com o projeto de sistematização de informações de pesquisas de percepção. Para ele, o estágio virtual foi uma oportunidade única de unir o desejo de participar de um intercâmbio com a realidade de conciliar trabalho e estudos. “Sempre tive vontade de vivenciar uma nova cultura, mas sair do país parecia inviável com minha rotina. Quando descobri o estágio virtual com a Universidad Santo Tomás, percebi que poderia ter essa vivência internacional de outra forma”, contou.
“O idioma foi, sem dúvida, o maior desafio no início. Mas a equipe me acolheu muito bem e logo me senti à vontade para colaborar. Trabalhei com tratamento de dados e acabei desenvolvendo habilidades que nem imaginava que tinha. Foi uma experiência muito rica, que exigiu disciplina, mas que valeu cada minuto”, concluiu o estudante.
Conhecimento prático e novas ferramentas
Já Larissa, aluna do 8º semestre de Ciências Biológicas, participou da pesquisa sobre ferramentas moleculares para a classificação de microrganismos marinhos. Para a estudante, que está finalizando a graduação, a experiência foi um marco em sua formação. “Queria vivenciar algo diferente neste último semestre da graduação. Quando surgiu essa oportunidade, me inscrevi e fui aprovada. Apesar do medo inicial, principalmente por ser meu primeiro contato com uma experiência internacional, fui muito bem recebida pelos professores da Santo Tomás”, relatou.
“Durante o estágio, aprendi a utilizar ferramentas e softwares específicos, como Mega 11, Geneious, Primer3 e o site do NCBI, para desenhar sequências genéticas e produzir árvores filogenéticas. Foi um estágio muito prático e enriquecedor, que me trouxe conhecimentos que talvez eu não teria adquirido de outra forma”, completou Larissa.
A Pasantía Virtual Internacional é oferecida anualmente no início do segundo semestre e pode ser realizada por alunos de diferentes cursos. Os interessados devem acompanhar as divulgações do Feevale International, pelo Instagram @feevaleinternational, pelo site international.feevale.br, ou entrar em contato pelo email intercambio@feevale.br.