Iniciativa é coordenada pelo Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS)
A implementação do curso de Agente Mirim da Defesa Civil sob coordenação do Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS), da Universidade Feevale, tem sequência nesta terça-feira, 19, nas cidades de Igrejinha e Três Coroas.
A iniciativa, que conta com projetos parceiros da Instituição como o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Qualidade Ambiental, teve início na semana passada, com a formação oferecida no município de Sapucaia do Sul e Santo Antônio da Patrulha.
A proposta consiste em uma oficina com foco na compreensão sobre riscos e desastres, como explica a professora e coordenadora do LaVuRS, Danielle Martins. "A ação teve início no ano passado com a formação de multiplicadores de cada uma das sete cidades envolvidas, com equipe de Defesa Civil, secretarias de Educação e de Meio Ambiente. Construímos acordos de cooperação com cada um e agora chegou a hora de começar as oficinas com crianças e adolescentes. Nesse ano, estimamos atingir quase 300 crianças com esse projeto do LaVuRS, além das equipes dos municípios que terão condições de replicar esse projeto nos próximos anos, com outras escolas", considera Danielle.
A ação também está recebendo fomento do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX),) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de contar com a parceria da Oficina Regional de Defesa Civil.
De acordo com o cronograma, o lançamento segue nas cidades de Caraá, (21/08), Gramado (26/08) e Portão (28/08).