José Paulo da Rosa destacou a identificação do tema da atividade com a proposta da Instituição
A realidade e a busca de soluções para a população em situação de rua estiveram em pauta na Universidade Feevale durante a tarde desta terça-feira, 19. O Olha Pra Rua: IV Seminário Sobre População de Rua, realizado através do projeto social Da Rua Para'Noia, reuniu representantes de entidades e autoridades no auditório do prédio Branco, no Câmpus II, e ainda estudantes, servidores públicos, população de rua e outros interessados no tema.
Na abertura da atividade, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, chamou a atenção para o fato de que a temática do seminário tem uma grande identificação com a proposta da Instituição, de construir uma comunidade melhor. "Discutir o status de pessoas em situação de rua é relevante, é um assunto que vai ao encontro das propostas de nossa universidade, que investe em pesquisa e atividades de extensão, como essa", afirmou o reitor.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, destacou a importância do projeto social, que alcança sua oitava edição e deve ter a atenção voltada para fechar uma década. "Sabemos o quanto é preciso dar atenção a esta população e das missões que temos", frisou Spilki, que apontou a dedicação da comunidade acadêmica ao tema. "É uma área que necessita de integração completa", disse o pró-reitor.
Durante a tarde foram apresentados três painéis: Políticas públicas para pessoas em situação de rua: diagnósticos, desafios e caminhos possíveis; Saúde da população em situação de rua: desafios e caminhos para a equidade; e Educação em direitos humanos: garantia de dignidade para pessoas em situação de rua. Nos intervalos entre os painéis foram desenvolvidas atividades culturais, como exposições de trabalhos produzidos em oficinas.