Curso de Design da Feevale conquista três prêmios no Brasil Design Award | Universidade Feevale

Curso de Design da Feevale conquista três prêmios no Brasil Design Award

10/12/2020 - Atualizado 19h15min

Universidade ficou com uma medalha de ouro e outras duas de bronze com trabalhos elaborados por acadêmicos, no evento que é um dos principais do país no setor

Carro

O curso de Design da Universidade Feevale comemora três premiações conquistadas no Brasil Design Award (BDA), um dos mais importantes eventos da área no Brasil, organizado pela Associação de Empresas de Design (Abedesign). A divulgação dos resultados ocorreu na noite da quarta-feira, 9, em uma live transmitida pelo YouTube. No primeiro ano em que o concurso realiza a categoria Design de Impacto Positivo - Estudante, a Feevale levou o ouro com o carro elétrico OrniTwizy (foto acima), e ficou com o bronze com os aplicativos Ajudei e Cocleos.

O melhor projeto da categoria, OrniTwizy, consiste em um carro elétrico, baseado no animal ornitorrinco, que venceu o concurso mundial Renault Experencie em 2019. Desenvolvido pelos acadêmicos Felipe Machado e Nickolas Augusto Both, com o auxílio de colegas de outras áreas, é um veículo voltado para pessoas com dificuldades motoras, o qual utiliza apenas energia elétrica como forma de motor.

ajudei

O júri do evento premiou com o bronze os projetos Ajudei e Cocleos. O primeiro é um aplicativo voltado para ações sociais. Criado pelos estudantes Jacson dos Santos França, Henrique da Rocha Stumpf e Yule Dorneles de Almeida, o app auxilia na diminuição dos níveis de ansiedade, tendo como base um modelo de gamificação, proporcionando benefícios individuais e coletivos ao incentivar os indivíduos na busca por ajuda. O Ajudei (foto ao lado) também procura unir grandes marcas com o cenário social, por meio de ações que podem transformar a vida das pessoas e beneficiar as comunidades continuamente.

Desenvolvido para deficientes auditivos, o Cocleos (foto abaixo) tem como objetivo garantir mais autonomia para esse público em suas atividades na cozinha. Idealizado por Felipe Machado, Eduardo Braun e Roberta Klein, o projeto é um aplicativo em que o usuário recebe notificações de um dispositivo acoplado em utensílios domésticos. Esse dispositivo possui sensores de temperatura, vazão e pressão, emitindo sinais para o celular do usuário. Se ele estiver acoplado em uma chaleira, por exemplo, o usuário poderá ser notificado quando a água estiver fervendo. Caso o dispositivo seja utilizado em uma torneira, ele avisará caso esta fique aberta.

cocleos

Para o professor Marshal Becon Lauzer, coordenador do curso de Design da Instituição, o resultado premia a capacidade criativa e de trabalho em grupo dos acadêmicos, bem como a qualidade da graduação oferecida pela Feevale.

É um feito fantástico e uma felicidade gigantesca com que recebemos essas premiações. Elas significam o reconhecimento de profissionais renomados, que são os jurados do concurso e que atestam o nível de relevância dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e graduados formados pela nossa Universidade”, comemora. “Apesar de apostarmos nos projetos, o grau de concorrência é muito grande, já que o evento reúne os principais escritórios e designers do país. Isso só amplifica o nosso resultado, pois, de oitos trabalhos inscritos no evento, três deles foram coroados”, destaca.

Os três projetos reconhecidos no Brasil Design Award são de mercados diferentes, mas, em comum, eles têm como foco a acessibilidade e o olhar para solução de problemas encontrados na comunidade. “Entendemos o design como ferramenta de inclusão e sempre tivemos essa visão de transformar a sociedade de forma geral, mas, também, as minorias ou as comunidades desassistidas, que necessitam de um olhar mais dedicado. Tenho certeza que isso também colabora para a aceitação e o destaque dos nossos projetos”, complementa o professor.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.