Aula aberta da Universidade Feevale discutirá infâncias, mídia e violências no mês das crianças | Universidade Feevale

Aula aberta da Universidade Feevale discutirá infâncias, mídia e violências no mês das crianças

05/10/2020 - Atualizado 17h27min

Grupo Criança na Mídia e projeto Cidade Viva debatem a relação entre as infâncias e a pandemia de Covid-19

midia e infancias

Infâncias, mídia e violências será o tema da aula aberta organizada por meio da integração do projeto de extensão Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional e o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura. O debate alusivo ao Dia da Criança será transmitido ao vivo no canal da Feevale no YouTube no dia 14 de outubro, às 19h30min, e terá como convidados os pesquisadores Dailor dos Santos, professor de Direito da Universidade Feevale e chefe de gabinete da Justiça Federal; Tiago Fioravante, mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social; e Marina Mentz, doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, ambos jornalistas. A mediação será da pedagoga e doutoranda do PPG em Diversidade Social e Inclusão Social, Vitória Santos.

A aula aberta tem como objetivo ampliar o debate sobre as infâncias na contemporaneidade, bem como refletir sobre o papel importante da mídia enquanto agente propulsor da cidadania e de espaço para lutas sociais no que tange a discriminação e violências sofridas pelas crianças, principalmente no Brasil. As violências contra crianças costumam ser notadas quando deixam na vítima uma marca do mundo adulto, seja uma gravidez ocasionada por abuso, envolvimento em crime hediondo ou trabalho infantil.

Há violências sutis que acompanham as crianças desde o seu nascimento e que parecem ser parte de uma cultura e, assim, soam naturalizadas e admitidas nas sociedades, mesmo sendo nocivas às infâncias. O debate interdisciplinar propõe um diálogo reflexivo sobre as violências contra as crianças que invisibilizam as infâncias e, recorrentemente, não as enxergam como indivíduos de direitos. Tanto em ações, como em discursos, as violências marcam vidas para sempre.

Para a professora Saraí Schmidt, dos cursos de Comunicação da Feevale – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – e integrante da equipe do projeto Cidade Viva e coordenadora do grupo Criança na Mídia, a live é uma forma de evidenciar a potência do trabalho do ensino, extensão e pesquisa integrados.

A mídia exerce um papel muito importante quando o tema é debater infâncias e violências. Nessa live, teremos a oportunidade de compartilhar os conhecimentos de pesquisadores da Feevale, que estão investigando a relação infâncias, mídia e violências. Essa é uma discussão fundamental no contexto do isolamento social e vulnerabilidade", explica.

Saiba mais
A proposta da Universidade Feevale é mobilizar a comunidade na semana do Dia das Crianças para discutir e refletir sobre um tema relevante, como a relação infâncias e violências no cenário midiático e em tempos de isolamento social. A iniciativa tem o apoio dos programas de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais, além dos Institutos de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Criativas e Tecnológicas e Ciências da Saúde.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.