Acadêmicos de PP produzem campanhas para a Xalingo Brinquedos | Universidade Feevale

Acadêmicos de PP produzem campanhas para a Xalingo Brinquedos

09/04/2020 - Atualizado 19h26min

Xalingo

Maior empresa de brinquedos do Estado é o cliente real deste semestre

Com o objetivo de propiciar que seus acadêmicos tenham contato e trabalhem com grandes marcas durante a graduação, a Universidade Feevale, por meio do curso de Publicidade e Propaganda, deu início ao quarto ciclo do projeto Vantage. Desde o mês de março, 100 estudantes do segundo ao sétimo semestre, das seis disciplinas de projeto, estão produzindo campanhas para a Xalingo Brinquedos, o cliente real deste semestre. Antes do trabalho para a maior empresa de brinquedos do Rio Grande do Sul, os acadêmicos tiveram a oportunidade de produzir materiais publicitários para a General Motors, Shopping Iguatemi e GaúchaZH.

Em virtude do distanciamento social causado pelo novo coronavírus, a apresentação do brienfing aconteceu pelo ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela Feevale. Conforme o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Luis Henrique Rauber, o momento foi marcado pelo envolvimento, troca de experiências e questionamentos entre os estudantes e a gerente de marketing da empresa, Tamara Campos.

Assim como todos os setores da economia, o segmento de produtos infantis e de brinquedos também se transformou com o avanço tecnológico. Pensando nisso, a empresa de Santa Cruz do Sul propôs aos acadêmicos a criação de campanhas de um novo conceito para a marca, que está há 72 anos no mercado e possui 591 produtos, incluindo a licença para produzir 19 personagens do universo infantil, de marcas como Disney, Turma da Mônica, Marvel e Hot Wheels.

A nossa essência continua a mesma, mas nossos produtos e nosso público mudou muito nos últimos 70 anos e precisamos reinventar a forma de comunicar”, destaca Tamara.

Para desenvolver uma nova forma para a Xalingo se comunicar com os seus novos consumidores, os publicitários que estão sendo formados na Feevale deverão criar produtos comunicacionais que impactem as crianças de 0 a 8 anos e seus pais.

O posicionamento não é estático e deve, sim, acompanhar a essência e proposta de valor do negócio. Por isso, além de melhorar a comunicação, buscamos humanizar a marca e atingir as novas gerações, Alpa e Z”, explica a gerente de Marketing.

Para o coordenador do curso, este será um desafio totalmente novo para os acadêmicos.

A Xalingo nos possibilita trabalhar com uma campanha institucional completa, com o foco de reposicionar a marca como um todo. Já trabalhamos com varejo, com espaço físico e com novos produtos. Essa variação é importante para que os alunos conheçam a prática e a realidade de diferentes áreas, tal como acontece no mercado”, ressalta Rauber.

Projeto Vantage

O curso de Publicidade e Propaganda busca formar profissionais capazes de atuar nas diversas áreas de atuação do publicitário. O projeto Vantage consiste na união das seis disciplinas de projeto do curso, presentes do segundo ao sétimo semestre, onde os acadêmicos são estimulados a desenvolver habilidades em todos os segmentos profissionais do setor, como atendimento, planejamento, criação e mídia, à medida que vão progredindo no curso.

Os professores do programa atendem às seis disciplinas e os alunos, de diferentes níveis, compartilham o espaço de aprendizagem. Simultaneamente, trabalham com uma demanda real, proposta por uma grande empresa. O desafio é ajustado de acordo com o cenário de mercado e o ambiente tecnológico, sempre com aumento progressivo da complexidade do escopo de uma disciplina para a seguinte.