Acadêmicos da Feevale representam o Brasil no Challenge Twizy Contest Global da Renault | Universidade Feevale

Acadêmicos da Feevale representam o Brasil no Challenge Twizy Contest Global da Renault

09/12/2020 - Atualizado 17h11min

Evento aconteceu no formato virtual devido à pandemia da Covid-19

farm

O grupo de alunos da Universidade Feevale que venceu a etapa nacional do desafio Renault Experience participou nesta quarta-feira, 9, da etapa internacional do evento, o Challenge Twizy Contest Global da Renault. Com a pandemia da Covid-19, o evento, que aconteceria presencialmente na França, foi realizado no formato virtual. Viabilizado pela Diretoria de Inovação e pelo Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), os acadêmicos Niklaus Lauxen e Gustavo Siebel, do curso de Engenharia Eletrônica, Paulo César Junior, do curso de Engenharia de Produção, e Vinicius Wilbert, graduado em Design pela Feevale, formaram a FarmTwizy.

A equipe desenvolveu um modelo 3D e o projetou por meio de realidade virtual, para a visualização do protótipo. O grupo desenvolveu o primeiro protótipo da solução, que conta com um software integrativo, responsável por auxiliar o agricultor na gestão da lavoura. As principais ferramentas do projeto são um drone e um minilaboratório, que fornecem os dados para que o software processe e interprete as informações, a fim de orientar o produtor na tomada de decisão.

renault

“Foi uma satisfação enorme representar o Brasil e apresentar o nosso projeto para todas as pessoas envolvidas. O sentimento que fica é de missão cumprida, de ter feito nosso melhor e de ter apresentado grandes resultados de todo caminho que percorremos, mesmo nesse ano turbulento”, destaca Lauxen.

Temos o intuito de continuar desenvolvendo essa startup e torná-la uma empresa. Buscaremos inovar sempre para que, com o uso da tecnologia, possamos oferecer um produto que faça o mercado do agronegócio evoluir”, completa.

Além da vitória no Renault Experience e a participação no Challenge Twizy Contest Global da Renault, a equipe foi incubada na Softex, uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) que atua há 24 anos em prol do fomento da transformação digital brasileira, e também está em trâmites para pré-incubação no Feevale Techpark. “Já é o segundo ano que uma equipe da Feevale participa da etapa internacional do Renault Experience e isso precisa ser celebrado. Faz parte da nossa atribuição ofertar desafios e oportunidades, além de instrumentalizar o aprendizado dos nossos estudantes. Experiências como essa exercitam o conhecimento e as habilidades adquiridas em sala de aula e trazem, também, engajamento para os nossos estudantes”, ressalta João Batista Mossmann, diretor do ICCT.

A líder do Programa de Embaixadores do Renault Experience, Elizangela Camargo, destaca que ter os estudantes participando dessa etapa mundial é motivo de muito orgulho.

Os vencedores da etapa nacional, no Brasil, se saíram muito bem. Não obtivemos o prêmio mundial, mas, com certeza, os estudantes levam a bagagem de um ano de aprendizado para suas vidas, tanto que todo preparo já resultou na conquista de uma vaga na incubadora Softex. Acredito no potencial da FarmTwizy e torço para que nasça um novo modelo de negócio que fará a diferença para a sustentabilidade do planeta”, finaliza Elizangela.

O projeto desenvolvido

Orientados pelo professor Juan Almada e pela equipe da Renault Brasil, os participantes tiveram a ideia de desenvolver o FarmTwizy, um veículo elétrico que traz para o mercado do agronegócio uma solução inovadora, com o propósito de aumentar a produtividade na agricultura. Além disso, de maneira inteligente, o produto proporciona mobilidade e gestão da lavoura. Com tecnologia moderna e de forma sustentável, o veículo oferece, ao agricultor, ferramentas para análise de solo, análise foliar e monitoramento visual de toda plantação, auxiliando-o no combate a pragas e orientando-o nas ações necessárias para obter os melhores resultados.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.