Projeto social da Feevale auxilia na qualidade de vida de idosos | Universidade Feevale

Projeto social da Feevale auxilia na qualidade de vida de idosos

13/09/2019 - Atualizado 13h26min

Atendimento

Equipe multidisciplinar incentiva processo educativo na saúde

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida de idosos de Novo Hamburgo, a Universidade Feevale desenvolve o projeto social Envelhecimento saudável e redes de suporte social. A atividade envolve a intervenção por meio de ações educativas, preventivas e acompanhamento domiciliar. Em 2019, o projeto atende cerca de 60 idosos, moradores dos bairros Kephas e Santo Afonso.

Acadêmicos e professores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direitos Humanos, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição visitam, três vezes por ano, cada um dos idosos assistidos pelo projeto, para promover o desenvolvimento da autonomia, da sociabilidade e fortalecer o convívio comunitário na prevenção de situações de riscos físicos e sociais. Além disso, as atividades procuram contribuir para um envelhecimento saudável, de acordo com o Estatuto do Idoso.

Os indicados para participar dos acompanhamentos realizados pela Feevale são escolhidos por meio de uma parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros atendidos, que selecionam os indivíduos por meio de seus cadastros, dados pessoais, socioeconômicos, saúde/doença e estado de moradia. Sueli Cabral, coordenadora do projeto, explica que as atividades são desenvolvidas com o objetivo de aplicar um processo educativo na saúde. “Os resultados apontam que tudo o que nos propusemos a fazer está sendo colocado em prática. Nós conseguimos que algumas pessoas voltassem ou iniciassem a participação em grupos de idosos”, diz.


A partir dos aspectos observados, cada área contribui para incentivar os indivíduos a cuidar do seu bem-estar. Enquanto um acadêmico orienta o consumo adequado dos alimentos, outro incentiva a interação com a sociedade hamburguense, por exemplo. A acadêmica do curso de Fisioterapia e participante do projeto, Eduarda dos Santos da Cruz, explica que o os beneficiados também acrescentam à sua formação e que o contato com eles expande seu crescimento como estudante e profissional. “Quando você vai para a comunidade, vê uma outra realidade e vivencia coisas que nunca imagina que aconteçam perto de onde vive. É uma experiência que levarei para a vida toda”, conta.

O projeto é realizado por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale. As visitas são gratuitas e ocorrem com duração média de uma hora por encontro, contemplando cerca de três domicílios por dia. Os acompanhamentos ocorrem nas terças e quartas-feiras, das 14h às 17h.

Atendimento

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais