
Instalada em São Leopoldo, unidade voltará a ser utilizada, em parceria com o Semae, em projeto para tratar o esgoto hospitalar no município
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 afetaram seriamente a unidade móvel de tratamento de esgotos e efluentes, executada no âmbito dos programas de pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale. Projetada incialmente para o Polo Petroquímico de Triunfo, onde era utilizada em um processo de recuperação e reuso de efluentes industriais, no início de 2024 a unidade foi instalada no Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo.
No município, se estabeleceu um projeto em cooperação entre a Feevale, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS) e o Semae. O objetivo é desenvolver um processo de tratamento de esgoto hospitalar, aplicando tecnologias avançadas para remoção de medicamentos do esgoto.
Após a enchente de maio de 2024, a unidade foi seriamente danificada, com prejuízos na ordem de R$ 1 milhão. Ainda no final do ano passado, a Feevale começou a reconstruir a unidade móvel, a sua estrutura básica e seus principais equipamentos. Para tanto, a Universidade contou com a parceria da empresa Euro-Comércio de Bombas e Motores Ltda, que doou um sistema de ultrafiltração. Também teve a cooperação da Fapergs, por meio do Cluster Mempoa - Membranas e Processos Oxidativos Avançados para Degradação de Contaminantes Emergentes, Reuso de Água e Recuperação de Insumos, que consertou a osmose reversa.
Agora, no final deste ano, a Instituição entregou a unidade móvel de tratamento plenamente recuperada. A unidade móvel está novamente no Semae, desenvolvendo o projeto que investiga a remoção de medicamentos do esgoto tratado. “O Semae segue, assim, sua tradição de pensar sempre em preservar os recursos hídricos da região e contribuir com as pesquisas científicas da Feevale”, conclui o coordenador do projeto, Marco Antonio Siqueira Rodrigues.
Saiba mais
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale desenvolve projetos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento tecnológico e sustentável da indústria nacional. A utilização da unidade móvel de tratamento de esgotos e efluentes no Polo Petroquímico de Triunfo, durante projeto financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Corsan e Comitê de Fomento Industrial do Polo configurou-se como um case de sucesso, demonstrando que o sistema de tratamento pode recuperar até 98 % do efluente produzido no polo petroquímico.