
Artigo dos professores Mauricio Barth e Daniel Conte integrou a programação do XI Congresso Internacional sobre Culturas, em novembro
A experiência da Universidade Feevale na execução da Lei Paulo Gustavo no Estado foi apresentada no XI Congresso Internacional sobre Culturas, que aconteceu no fim de novembro, em Portugal. Na oportunidade, o professor Mauricio Barth apresentou o artigo Universidade e Cidadania Cultural: a atuação da Feevale na operacionalização da Lei Paulo Gustavo no Rio Grande do Sul/Brasil, de sua autoria e do professor Daniel Conte, dos programas de pós-graduação em Indústria Criativa e em Processos e Manifestações Culturais da Instituição.
O trabalho, a partir de uma análise qualitativa, analisa de que forma a atuação da Feevale na execução da Lei Complementar nº 195/2022 pode servir de referência para outras instituições de ensino superior interessadas em atuar na interface entre cultura, educação e políticas públicas. “Ao integrar esses campos, a Universidade reafirma seu papel como promotora de conhecimento, de exercício democrático e de transformação social, consolidando a função estratégica da academia na construção de sociedades mais justas e culturalmente plurais”, afirmam os autores.
Sobre o evento
O XI Congresso Internacional sobre Culturas foi realizado de 24 a 27 de novembro, na Universidade do Porto, em Portugal. A partir do tema Lugares de Culturas, teve o objetivo de promover uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre os múltiplos espaços (formais e informais) e dimensões da cultura na sociedade contemporânea. Com a participação de pesquisadores de diversas áreas, foi uma oportunidade para reforçar a cultura enquanto motor de cidadania, diálogo e transformação social.
Saiba mais
A Universidade Feevale é responsável pelo suporte técnico à execução da Lei Paulo Gustavo no Estado, organizando mentorias, capacitações e avaliações que asseguram a efetividade e a qualificação dos recursos aplicados. A Instituição fornece e garante a aplicação de serviços especializados, a partir da formação de grupos de trabalho e contratações especializadas, bem como organiza os dados da realização dos projetos.