Reabilitação em Doenças Crônicas Não Transmissíveis | Universidade Feevale

Reabilitação em Doenças Crônicas Não Transmissíveis

As Doenças Crônicas Não transmissíveis (DCNT), definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2008 e onde estão incluídas as doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e Diabetes Mellitus (DM), referem-se a um conjunto de doenças que têm fatores de risco em comum e podem contar com uma abordagem semelhante.

Essas doenças têm sido responsáveis pelo comprometimento da qualidade de vida, incapacidade funcional e por mortes prematuras, tanto nos países ricos como nos de média e baixa renda. No Brasil, as DCNT respondem pelos maiores gastos com atenção médica no SUS e, em 2005, dos seis bilhões destinados ao pagamento de autorizações de internação hospitalar, as DCNT representaram 58% do total, liderado pelos gastos das doenças cardiovasculares (22%), doenças respiratórias crônicas (15%) e neoplasias (11%).

Dessa maneira, o programa de reabilitação consiste em um recurso terapêutico que promove a reversibilidade das perdas funcionais que se seguiram à inatividade. Neste contexto, o exercício atende às necessidades e objetivos de cada indivíduo, influindo na melhora da tolerância ao exercício e na capacidade funcional, com consequências na qualidade de vida, além de reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, o número de internações e, sobretudo, resgatar a autoestima destes indivíduos. Todos estes princípios são garantidos pelo atendimento e acompanhamento da equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, entre outros. Além do aspecto de reabilitar, busca-se trabalhar a prevenção e o melhor controle dos fatores de risco. As investigações priorizam a produção de conhecimentos essenciais para novas propostas e estratégias de melhoria desta situação, visando à educação em saúde.

Linhas de Pesquisa

Tratamento e Reabilitação nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Avaliar as diversas formas de abordagens no tratamento e na reabilitação de indivíduos portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, dentre elas as cardiovasculares, pulmonares e metabólicas.

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Nenhum Registro Encontrado!

Líder do Grupo

Cássia Cinara da Costa

Pesquisadores

Marcus Levi Lopes Barbosa



Paulo José Zimermann Teixeira

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.