
Pró-reitor da Universidade Feevale estará até o dia 18 de dezembro em atividades de planejamento de pesquisa e intercâmbio no instituto Charité
O virologista e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, Fernando Spilki, fica até o dia 18 de dezembro em Berlim, na Alemanha, em uma missão científica no Charité — Universitätsmedizin Berlin. A estada é viabilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD).
Spilki explica que a Feevale tem desenvolvido uma parceria de longa data com o hospital alemão, que é afiliado à Humboldt-Universität e à Freie Universität. Entre as temáticas trabalhadas em conjunto, estão as viroses emergentes e a descoberta de novos vírus, além do fato de alunos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental realizarem estágio no Instituto – como, atualmente, por exemplo, a doutoranda Vyctoria Pereira.
Na agenda do pró-reitor, estão conversas sobre as atividades em parceria entre as duas instituições e o planejamento de outras ações, que devem incluir intercâmbio continuado de alunos e docentes pesquisadores.
Atualmente, estamos com diversos tópicos de pesquisa em andamento, incluindo a detecção de vírus com potencial zoonótico em animais silvestres e domésticos. Esse deve ser também o foco de ações específicas no futuro próximo”, pontua Spilki.