Materiais Poliméricos | Universidade Feevale

Materiais Poliméricos

O Grupo de Pesquisa em Materiais Poliméricos da Universidade Feevale, criado em 2010, teve seu surgimento pela derivação do Grupo de Pesquisa em Materiais da instituição. O amadurecimento da pesquisa institucional e a incorporação de novos doutores tornou possível desmembrar o Grupo de Pesquisa em Materiais em quatro novos grupos, sendo eles: Cadeia Produtiva do Carvão Vegetal, Materiais Metálicos, Materiais Poliméricos e o Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Materiais para o Setor Couro. 

Devido à sua composição, produção científica e liderança, o Grupo de Materiais Poliméricos preserva o histórico do Grupo de Materiais, que apresentava atuação predominante na área de polímeros. Resultante da atuação científica, acadêmica e tecnológica, os pesquisadores vêm estabelecendo parcerias com diversas instituições de ensino públicas e privadas, empresas e poder público e vêm obtendo financiamento de órgãos de fomento. 

Todos os pesquisadores vinculados ao grupo vêm realizando pesquisas de forma continua e sistemática em temas diretamente relacionados às linhas de pesquisa do grupo, orientando alunos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e de pós-graduação, capacitando-os para atuar na indústria ou na área acadêmica.

Linhas de Pesquisa

Caracterização e Processamento de Polímeros

Objetiva estudar o processamento dos polímeros utilizados pela indústria calçadista da região de Novo Hamburgo RS. Caracterizar e avaliar o processamento de novos materiais poliméricos e a reciclagem de polímeros utilizados na indústria calçadista da região de Novo Hamburgo RS.


Desenvolvimento de Materiais Poliméricos

Objetiva estudar a estrutura e as propriedades, bem como modificações, de polímeros para aplicações avançadas. Síntese, modificação e preparação de polímeros e nanopartículas biocompatíveis e biodegradáveis para a área médica/odontológica/veterinária. Obtenção de membranas poliméricas para uso em eletrodiálise e célula a combustível.

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO USO DE ADITIVOS CRISTALIZANTES EM ARGAMASSAS

Líder do Projeto:

CARINA MARIANE STOLZ

Título do Projeto:

Biopol: Desenvolvimento de Polímeros biodegradáveis

Líder do Projeto:

VANUSCA DALOSTO JAHNO

Título do Projeto:

CONTRAFORTES PARA CALÇADOS CONFECCIONADOS A PARTIR DE LAMINADO SINTÉTICO POLIURETANO, MATERIAIS POLIOLEFÍNICOS E BIOPOLÍMEROS

Líder do Projeto:

CARLOS LEONARDO PANDOLFO CARONE

Título do Projeto:

Desenvolvimento de Membranas Homogêneas para Eletrodiálise

Líder do Projeto:

FABRICIO CELSO

Título do Projeto:

Desenvolvimento de membranas poliméricas para célula a combustível

Líder do Projeto:

FABRICIO CELSO

Título do Projeto:

Desenvolvimento de nanopartículas contendo produtos farmacêuticos para veiculação em membranas de aplicação tópica

Líder do Projeto:

CRISTIANE BASTOS DE MATTOS

Título do Projeto:

Preparação e caracterização de nanopartículas poliméricas: quimiometria e incorporação de ativos

Líder do Projeto:

FERNANDO DAL PONT MORISSO

Líder do Grupo

Fabrício Celso

Pesquisadores

Carlos Leonardo Pandolfo Carone



Marco Antônio Siqueira Rodrigues



Ricardo Martins de Martins

Vanusca Dalosto Jahno



Viviane de Lima

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.