Informática na Educação | Universidade Feevale

Informática na Educação

O Grupo de Pesquisa em Informática na Educação se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar, articulando pesquisas nas áreas de Informática, Educação, Comunicação, Design e Psicologia.

Seu objeto de investigação são as tecnologias da informação e comunicação, enfocando o uso do computador nos processos de ensino-aprendizagem e a constituição de redes sociais na Web. Dessa forma, as temáticas de pesquisa propostas contemplam a comunicação mediada por computador, comunidades virtuais de aprendizagem, inclusão e acessibilidade digital, educação a distância, interação homem-computador, e o uso de computadores no ensino e suas implicações educacionais.

Linhas de Pesquisa

Inclusão e Acessibilidade Digital

Desenvolvimento de ambientes digitais e tecnologias assistivas que propiciem espaços para a inclusão digital e social, assim como metodologias e estratégias de uso e aplicação destes ambientes e tecnologias. Visa também o estudo de práticas sociais mediadas pelas tecnologias de informação e de comunicação por meio do acesso e produção digital de informação na constituição do sujeito na sociedade globalizada . Assim como pesquisar a implantação e implementação de políticas, programas e ações de acessibilidade digital, no âmbito regional e nacional.


Tecnologia da Informação Aplicada à Educação

Pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e ambientes computacionais, voltados ao âmbito educacional, bem como a proposição de metodologias e processos inovadores nos espaços de ensino presencial e a distância, e na formação docente.

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

Aproximando a Universidade das Escolas Públicas promovendo projetos de Design Inclusivo

Líder do Projeto:

REGINA DE OLIVEIRA HEIDRICH

Título do Projeto:

Jogos digitais e aprendizagem - práticas pedagógicas transversais e interdisciplinares na educação básica

Líder do Projeto:

DEBORA NICE FERRARI BARBOSA

Título do Projeto:

Jogos e saúde - Desenvolvimento de um jogo digital multimodal para capacitação em prevenção e cuidado do câncer infanto-juvenil

Líder do Projeto:

DEBORA NICE FERRARI BARBOSA

Título do Projeto:

O Uso de Games com Brain Computer Interface no Atendimento de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Líder do Projeto:

REGINA DE OLIVEIRA HEIDRICH

Título do Projeto:

Práticas educativas em/na rede: autoria e colaboração no desenvolvimento de atividades de aprendizagem com tecnologias digitais

Líder do Projeto:

PATRICIA BRANDALISE SCHERER BASSANI

Título do Projeto:

SENSeBOOK - Livros Multissensoriais

Líder do Projeto:

REGINA DE OLIVEIRA HEIDRICH

Líder do Grupo

Patrícia Brandalise Scherer Bassani

Pesquisadores

Débora Nice Ferrari Barbosa



João Batista Mossmann



Maria Rosangela Bez

Regina de Oliveira Heidrich



Rosemari Lorenz Martins



Sandra Portella Montardo

CNPq

Logo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.