Pesquisas e estudos internacionais, europeus e latino americanos vem produzindo repercussão sobre o conceito de educação não escolar no sentido de sua ampliação. Trata-se de um esforço em retomar o conceito de educação em seu sentido lato o qual as pesquisadoras vem empreendendo, desde 2006, a fim de designar, em geral, as práticas sociais que produzem novas formas de ser e estar no mundo, tanto no âmbito da escola quanto fora dela que tratem especificamente da educação não escolar.
Tomando a noção de educação não escolar como prática que ocorre no campo social, postulamos a construção de um lastro teórico-metodológico interdisciplinar que, articulando educação e psicologia, parte de uma concepção de sujeito/indivíduo que não nasce pronto, mas se produz nas malhas do tecido social, atravessado por referentes simbólicos e discursivos que produzem efeitos de socialização, mesmo que subsumidas ao universo escolar.
Linhas de Pesquisa
Educação não escolar, políticas de educação e formação de sujeitos
A linha agrega estudos e investigações que orbitam a temática da educação não escolar desde o campo da educação, da sociologia e da antropologia
Políticas públicas, práticas sociais e processos de subjetivação
A linha desenvolve estudos e pesquisas que abordam os diferentes modos de subjetivação engendrados nas práticas de educação não escolar.
Projetos de Pesquisa em Andamento
Título do Projeto:
Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social.
Líder do Projeto:DINORA TEREZA ZUCCHETTI
Líder do Grupo
Dinora Tereza Zucchetti
E-mail: dinora@feevale.br
Pesquisadores
Eliana Perez Gonçalves de Moura
Gabriel Grabowski
José Leonardo Rolim de Lima Severo
Jozilda Berenice Candido Fogaça
Karine dos Santos
Levi Nauter de Mira
Luís Antonio Groppo
Marilene Alves Lemes
Miriam Pires Corrêa de Lacerda
Roberta Soares da Rosa
Érico Ribas Machado
Marilene de Fátima Pacheco dos Santos
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.