Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação não Escolar | Universidade Feevale

Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação não Escolar

Pesquisas e estudos internacionais, europeus e latino americanos vem produzindo repercussão sobre o conceito de educação não escolar no sentido de sua ampliação. Trata-se de um esforço em retomar o conceito de educação em seu sentido lato o qual as pesquisadoras vem empreendendo, desde 2006, a fim de designar, em geral, as práticas sociais que produzem novas formas de ser e estar no mundo, tanto no âmbito da escola quanto fora dela que tratem especificamente da educação não escolar. 

Tomando a noção de educação não escolar como prática que ocorre no campo social, postulamos a construção de um lastro teórico-metodológico interdisciplinar que, articulando educação e psicologia, parte de uma concepção de sujeito/indivíduo que não nasce pronto, mas se produz nas malhas do tecido social, atravessado por referentes simbólicos e discursivos que produzem efeitos de socialização, mesmo que subsumidas ao universo escolar.

Linhas de Pesquisa

Educação não escolar, políticas de educação e formação de sujeitos

A linha agrega estudos e investigações que orbitam a temática da educação não escolar desde o campo da educação, da sociologia e da antropologia


Políticas públicas, práticas sociais e processos de subjetivação

A linha desenvolve estudos e pesquisas que abordam os diferentes modos de subjetivação engendrados nas práticas de educação não escolar.

Mostrando resultado do filtro:
Projetos em Andamento

Projetos de Pesquisa em Andamento

Título do Projeto:

Educação Integral entre práticas de educação escolar e não escolar. Perspectivas de formação humana e desenvolvimento social.

Líder do Projeto:

DINORA TEREZA ZUCCHETTI

Título do Projeto:

Intervenções Psicossociais e Modos de Subjetivação - produção de sentidos no cotidiano de práticas de educação não escolar

Líder do Projeto:

ELIANA PEREZ GONÇALVES DE MOURA

Líder do Grupo

Dinora Tereza Zucchetti

Pesquisadores

Eliana Perez Gonçalves de Moura



Gabriel Grabowski



José Leonardo Rolim de Lima Severo



Jozilda Berenice Candido Fogaça



Karine dos Santos



Levi Nauter de Mira

Luís Antonio Groppo



Marilene Alves Lemes



Miriam Pires Corrêa de Lacerda



Paloma Dias Silveira



Roberta Soares da Rosa



Érico Ribas Machado

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.