Nova solução foi pensada para qualificar a gestão e promover maior fluidez e transparência
A Universidade Feevale iniciou a operação de um novo sistema voltado à gestão de projetos de pesquisa, extensão e inovação. Integrado ao sistema RM, o Módulo de Projetos foi mapeado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), em parceria com a empresa de tecnologia TOTVS, Centro de Sistemas de Informação (CSI) e Diretoria de Inovação.
A ferramenta tem como objetivo automatizar os processos relacionados à gestão de projetos e qualificar os processos de proposição, avaliação, acompanhamento, finalização, prorrogação e renovação de projetos. Além de garantir maior controle, fluidez e transparência, o módulo permite o registro e o acesso estruturado a todas as informações relacionadas aos projetos acadêmicos desenvolvidos na Instituição.
Atualmente, a Feevale conta com cerca de 200 projetos em andamento, envolvendo mais de 100 docentes e aproximadamente mil estudantes. Os professores vinculados às iniciativas já estão sendo capacitados para o uso da nova plataforma, cujo acesso se dá por meio do Portal do Professor.
A implantação do Módulo de Projetos faz parte da modernização dos sistemas acadêmicos e administrativos da Universidade, que desde 2022 vem promovendo a substituição de ferramentas, incluindo a descontinuação do sistema Argus. A nova solução foi pensada para atender às necessidades específicas da gestão acadêmica, respeitando os fluxos e normativas institucionais.
Todos os processos estão regulamentados por uma diretriz da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), que estabelece o fluxo contínuo para projetos nas modalidades de pesquisa, extensão, inovação e projetos integrados.